ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Idoso morre atropelado e já é a 14ª morte no trânsito da Capital em 19 dias

Nadyenka Castro | 31/05/2011 16:22

Cinco vítimas eram idosas

Moto que atropelou Antônio no início da noite dessa segunda-feira. (Foto: Pedro Peralta)
Moto que atropelou Antônio no início da noite dessa segunda-feira. (Foto: Pedro Peralta)

Antônio Nunes de Oliveira, 70 anos, morreu na noite dessa segunda-feira na Santa Casa de Campo Grande após ser atropelado por uma motocicleta na Vila Margarida. Ele já é o número 14 na estatística de mortes no trânsito da área urbana da Capital desde o dia 11, quando foi lançada a campanha mundial para reduzir acidentes fatais.

O idoso foi atropelado por uma motocicleta no cruzamento das ruas Rio Negro com Todos os Santos no fim da tarde. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o hospital com politraumastismo e inconsciente.

De acordo com registro policial, Antônio passou por duas sessões de reanimação, sendo a última durante 30 minutos, mas não voltou a respirar.

Uma prima dele ficou sabendo do acidente ao descer do ônibus, em frente ao local, e disse à Polícia que Antônio andava com dificuldade devido a limitação física. Moradores do bairro colocaram fogo em alguns objetos no meio da rua em manifestação em prol de mais sinalização.

Segundo dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Antônio é o quinto idoso a morrer em decorrência de acidentes entre os dias 11 e 30 deste mês. Cinco foi o total de óbitos de pessoas com mais de 64 anos durante todo o ano de 2010.

A técnica em educação para o trânsito Vera Lúcia de Matos, explica que a estatística do ano passado foi feita somente com dados de pessoas que morreram no local do acidente. Já os números deste mês incluem também àquelas que foram a óbito no hospital.

Com a morte de Antônio, o Placar da Vida, que marca os dias em que não houve vítimas fatais zerou ontem. Caso não tivesse zerado, seria o terceiro dia consecutivo sem acidentes fatais.

Moradores protestaram após o acidente. (Foto: Pedro Peralta)
Moradores protestaram após o acidente. (Foto: Pedro Peralta)

Orientação- De acordo com a educadora, devido a quantidade de idosos que morreram nos últimos dias, a Agetran irá intensificar o projeto Idoso na Faixa, que acontece já há três anos. Serão palestras em unidades de saúde e centros de convivência.

Vera diz que é importante que o idoso - seja ele pedestre ou motociclista -, use roupas claras durante à noite, esteja sempre com calçados confortáveis e lembre-se que a visão e a audição estão comprometidas. E em casos em que há limitações físicas e/ou mentais, é fundamental o acompanhamento de outra pessoa.

Conforme Vera, a orientação para todos é que não excedam a velocidade permitida na via, atravessem na faixa de pedestre e respeitem a sinalização.

Nos siga no Google Notícias