A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

29/10/2013 16:45

Jornal Digital em escola eleva em 43% o número de alunos acima da média

Mariana Lopes
Capa da primeira edição do Jornal Digital, com o tema Educação no Trânsito (Foto: Reprodução)Capa da primeira edição do Jornal Digital, com o tema Educação no Trânsito (Foto: Reprodução)

Na turma de 30 alunos do 5º ano, da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, no Jardim Buriti, em Campo Grande, um projeto educacional aumentou em 43% o número de estudantes com notas acima da média na disciplina de Língua Portuguesa.

Desde o começo ano, a escola desenvolve o Jornal Digital com os alunos e o resultado foi surpreendente em um curto período, conforme relatos do coordenador de mídias da escola, professor Alexandre Gonçalves de Souza, 28 anos.

“A maioria dos alunos tem muita dificuldade na Língua Portuguesa, no bimestre passado fizemos um simulado e 74% deles estavam abaixo da média, agora, depois do jornal, o resultado subiu para 69% que estão acima da média”, destaca Alexandre.

O primeiro passo do projeto é discutir com os alunos opções temas que podem entrar no jornal. Com as sugestões em mãos, os estudantes vão para o laboratório de informática para pesquisar e ampliar o conhecimento sobre cada assunto sugerido.

“Como estamos na periferia, muitos alunos têm o primeiro contato com computadores e informações da internet aqui na escola, então contribui também neste quesito para a educação do aluno”, afirma o coordenador de mídias da escola.

Depois da pesquisa, a terceira etapa é peneirar os temas sugeridos e definir apenas um para ser trabalhado no jornal. Em seguida, é hora de os alunos colocarem a mão na massa e produzir as matérias que serão publicadas.

Com os textos prontos, o próximo passo é corrigi-los. “Fazemos isso em sala de aula, junto com todos os alunos, projetamos no telão o material que eles produziram e mostramos onde está o erro, e daí eles aprendem melhor”, comenta o professor Alexandre.

Por fim, todo o material produzido é enviado para a agência de Publicidade e Propaganda que foi montada na escola, 30 Ideias, onde o jornal é diagramado. Porém, antes disso, os alunos acompanham profissionais da agência para tirarem fotos que ilustram as matérias.

Para ajudar a divulgar o trabalho dos estudantes, a escola criou um fan page no Facebook, na qual todas as edições do informativo são publicadas. Confira a página aqui.

A 3ª edição do jornal Infolinda deve sair na próxima semana, com o tema “Inclusão Social Dentro da Escola”. “Aqui temos muitas crianças com deficiência e os alunos acharam interessante abordar este assunto”, justifica Alexandre.
A primeira edição, lançada no início deste ano, abordou a “Educação no Trânsito”. No bimestre seguinte, as matérias foram sobre “Meio Ambiente”.

Prêmio – O Jornal Digital é o segundo projeto desenvolvido pela escola que deu frutos. No ano passado, professores e alunos montaram a Agência 30 Ideias, que trabalho com artes gráficas no colégio.

Com a agência, a escola ganhou o prêmio do MEC (Ministério da Educação) “Professores do Brasil”. “Também ganhamos reconhecimento do Governo do Estado, através de uma comenda de professor comprometido, e ganhamos ainda o prêmio Microsoft de educadores inovadores”, recorda o coordenador de mídias.

Alexandre destaca ainda que com o projeto da agência a escola foi representar o Brasil na República Techa, pelo prêmio da Microsoft. “Todos os projetos contribuíram para que a escola fosse reconhecida como a melhor do Estado em gestão escolar, e ainda fomos classificados entre as seis melhores do Brasil”, ressalta o professor.

Homem tem picape roubada em conveniência no Bairro Universitário
Homem de 27 anos teve a picape roubada em uma conveniência, por volta das 23h de ontem (14), na Avenida Guaicurus, no Bairro Universitário, região su...
Homem é agredido e sofre afundamento de crânio na Júlio de Castilho
Márcio Ferreira dos Santos, 31 anos, foi agredido e sofreu afundamento de crânio, na noite de ontem (13), na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Gra...


Parabéns ao professor pelo belíssimo exemplo que dá como educador. São de pessoas assim que nosso país precisa. Parabéns também a escola por ter um profissional tão brilhante e competente como esse. Valorize-o, infelizmente existem poucos professores que trabalham com amor e carinho nas escolas ainda.
 
João Neves em 04/11/2013 10:16:16
Como sempre o Prof. Alexandre inovando e mostrando o porque veio. Tá na cara a competência desse profissional fora do comum. Tenho orgulho de a educação dos meus filhos terem passado pelas mãos desse professor.
Infelizmente nem sempre o trabalho do educador é reconhecido de forma digna por aqueles que deveriam.
Continue assim professor, com certeza a escola que o senhor trabalha só tem a ganhar com seus projetos de melhoria de ensino. Esse sim é merecedor de um prêmio por parte do governo.
 
Antonia da Silva e Souza em 04/11/2013 08:24:11
Com um projeto desse, é lógico que sera novamente premiado! Parabéns, amigo, vc é fera!!!
 
sandra maria calro de freitas em 03/11/2013 00:52:00
Parabéns ao professor pela criatividade e a escola pelo profissional que faz a diferença! Ao final, quem ganha são os alunos!
 
Gleica Medeiros em 30/10/2013 08:53:11
Sempre foi nítido no professor Alexandre a capacidade de se superar, exemplo esse mostrado em todas essas inovações na escola. Concluí meu ensino médio no Olinda, tive os melhores professores neste colégio, exemplos de profissionais, e que deveriam ser mais valorizados. Saudades do projeto "Escola Viva" onde tínhamos oportunidades de nos apresentar com danças, teatros, poesias, músicas, etc. Na boa, eu tenho orgulho de ser Olinda.
 
Bruno Ferrari em 30/10/2013 07:55:00
Escola com projetos EXCELENTES, inclusive nesse mês de novembro terá um festival de música entre os alunos, vcs poderiam cobrir e publicar a matéria, que tal.....Além de ser uma escola estadual está com desempenho muito bom diante das outras escolas.
 
Estival Costa em 30/10/2013 07:25:23
Parabéns ao professor Alexandre pela iniciativa! Que como sempre está inovando o ensino, explanando as mais diversas maneiras de disseminar as informações e conteúdos.
Parabéns. Tenho orgulho de ser Olinda.
 
Allisson Espindola em 29/10/2013 22:54:56
Me orgulho de ter estudado nessa escola durante toda minha jornada escolar, uma excelente escola, só tenho a agradecer a toda a equipe do Olinda. Como sempre estão todos de Parabéns pelas iniciativas.
 
Jorge Luiz Rocha em 29/10/2013 17:58:13
Mostra pra a Bete...kkkkkkkkkk
 
jaqueline dias em 29/10/2013 17:28:31
Parabéns a tod@s da escola pelo projeto.
 
JAQUELINE MOURA em 29/10/2013 17:03:21
Parabéns professor Alexandre acompanho de perto o seu trabalho e sei o quanto você é dedicado e competente em tudo que se propõe a realizar,parabéns os méritos são todos seus.
 
Denise Batista Costa Silva em 29/10/2013 17:02:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions