A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

28/09/2013 12:38

Jovens se mobilizam para pressionar Bernal a nomear secretário

Lidiane Kober e Zana Zaidan
Jovens apelam a Thais para Bernal definir secretário da Juventude (Foto: Pedro Peralta)Jovens apelam a Thais para Bernal definir secretário da Juventude (Foto: Pedro Peralta)

Na presença do secretário-executivo do Conselho Nacional da Juventude, Bruno Elias, grupos cobraram a definição do titular da recém-criada Secretaria Municipal da Juventude “para reunir recursos a fim de viabilizar a aplicação” de pauta de reivindicações, que começaram a ser definidas em fórum, neste sábado (28), em Campo Grande.

O evento reuniu 13 entidades para definir linha de trabalho do Movimento da Rede de Educação Cidadã. “Temos muitos grupos espalhados por Campo Grande, mas cada um com uma causa diferente. Temos que definir uma linha de trabalho para apresentar à sociedade como bandeira dos jovens”, defendeu Walkes Vargas, 26 anos, escolhido para representar a Rede após o debate que teve início nesta manhã.

Neste sentido, a escolha do secretário da Juventude foi definida como prioridade para dar largada ao trabalho. “Por meio da pasta vamos conseguir viabilizar recursos para aplicar nossas bandeiras”, explicou Vargas. Apesar do pedido, a pauta ainda não tinha sido abordada com a secretária municipal de Assistência Social, Thais Helena, representante da prefeitura no evento, ou com nenhum outro membro da gestão municipal. A intenção é discutir a necessidade apenas depois que o Fórum municipal da juventude estiver formado e com todas as pautas de reinvindicação alinhadas.

Ainda assim, Thais Helena conversou com a reportagem sobre a nomeação de um titular para a pasta. A secretária destacou que a secretaria está formalizada e, inclusive, prevista no orçamento de 2014, com destinação de R$ 1,4 milhão para o setor. “Mas ainda não existe nome determinado para assumir a secretaria, o prefeito está avaliando”, informou. Thais ainda disse que os movimentos da juventude indicaram alguns nomes.

A secretária também fez questão de destacar que a SAS (Secretaria de Assistência Social) já desenvolve algumas ações. “Temos o programa Pró-Jovem que oferece qualificação profissional, além de ações no combate ao uso de drogas, acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade, entre outros projetos”, afirmou.

Estatuto – O secretário-executivo do Conselho Nacional da Juventude, por sua vez, veio para debater a criação do Estado da Juventude, sancionado em 5 de agosto pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Era uma bandeira antiga nossa para dar autonomia maior aos jovens de 15 a 29 anos”, frisou.

Segundo Bruno, o Estatuto da Juventude vem somar ao Estatuto da Criança e do Adolescente que, por si só, “é mais voltado para o núcleo familiar”. “O Estatuto da Juventude vem para nos dar autonomia a fim de garantir a participação dos jovens na criação de política públicas”, enfatizou.

Homem é ferido a tiro em saída de pagode no Bairro Taquarussu
Giovani Rodrigues Barbosa, 22 anos, foi baleado no tórax na saída de um pagode, na madrugada deste domingo (18), na Avenida Presidente Ernesto Geisel...
Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...


Outra informação importante é que a Rede de Educação Cidadã não é um movimento, e sim uma articuladora desses, assim sendo: "A Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira e principalmente de grupos vulneráveis econômica e socialmente (indígenas, negros, jovens, LGBT, mulheres, etc), promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação".
 
Fernanda Kunzler em 01/10/2013 13:48:14
Bom, provavelmente não conseguem ver que a maioria de participantes desse movimento eram menores de idade que ainda está começando a conhecer o mundo profissional. Se muitas pessoas conseguiram conquistar o seu futuro mais cedo parabéns, mas ainda existem pessoas que não conseguiram conquistar esse futuro porque tinham outras prioridades como cuidar de uma família que não tem como se sustentar. E sobre o CRAS antes de falar alguma coisa vai conhecer as histórias das crianças e adolescentes que existem lá. Parabéns para as pessoas que estão nesse movimento e continuem assim, e antes de divulgar alguma coisa vai procurar saber.
 
Nayane Sthefany Silva Florentino em 30/09/2013 08:39:18
Uma pasta de 1.4 milhão e sem precisar de funcionário, creio que deve haver mais de meia dúzia querendo, inclusive foi uma das brigas do Chocolate.
Seria mais uma secretaria para o PT?
 
Francisco josé em 28/09/2013 14:42:01
Autonomia para quem tem mais de 20 anos?
Vixe...comecei trabalhar com 17 anos e morava sozinha aos 22, terminando a faculdade.
Sinceramente, é para gastar dinheiro público.
 
gisele fonseca em 28/09/2013 14:29:08
Será que precisa de uma secretaria para cuidar de marmanjo de 29 anos? Tá de brincadeira, coloca pra fazer um curso no PRONATEC, no IFMS é gratuito...primeiro precisa funcionar os CEINFs, os CRAS que parece depósito de crianças. Essa indicação já tem nome definido e sairá do gabinete da Thaís, mas Bernal não gostou do nome, pelo jeito Thaís sai semana que vem...realmente o que vem falando pelas ruas tem razão: Onde o PP governa o PT dá certo.
 
jose carlos de souza em 28/09/2013 13:51:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions