ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Jovens se mobilizam para pressionar Bernal a nomear secretário

Lidiane Kober e Zana Zaidan | 28/09/2013 12:38
Jovens apelam a Thais para Bernal definir secretário da Juventude (Foto: Pedro Peralta)
Jovens apelam a Thais para Bernal definir secretário da Juventude (Foto: Pedro Peralta)

Na presença do secretário-executivo do Conselho Nacional da Juventude, Bruno Elias, grupos cobraram a definição do titular da recém-criada Secretaria Municipal da Juventude “para reunir recursos a fim de viabilizar a aplicação” de pauta de reivindicações, que começaram a ser definidas em fórum, neste sábado (28), em Campo Grande.

O evento reuniu 13 entidades para definir linha de trabalho do Movimento da Rede de Educação Cidadã. “Temos muitos grupos espalhados por Campo Grande, mas cada um com uma causa diferente. Temos que definir uma linha de trabalho para apresentar à sociedade como bandeira dos jovens”, defendeu Walkes Vargas, 26 anos, escolhido para representar a Rede após o debate que teve início nesta manhã.

Neste sentido, a escolha do secretário da Juventude foi definida como prioridade para dar largada ao trabalho. “Por meio da pasta vamos conseguir viabilizar recursos para aplicar nossas bandeiras”, explicou Vargas. Apesar do pedido, a pauta ainda não tinha sido abordada com a secretária municipal de Assistência Social, Thais Helena, representante da prefeitura no evento, ou com nenhum outro membro da gestão municipal. A intenção é discutir a necessidade apenas depois que o Fórum municipal da juventude estiver formado e com todas as pautas de reinvindicação alinhadas.

Ainda assim, Thais Helena conversou com a reportagem sobre a nomeação de um titular para a pasta. A secretária destacou que a secretaria está formalizada e, inclusive, prevista no orçamento de 2014, com destinação de R$ 1,4 milhão para o setor. “Mas ainda não existe nome determinado para assumir a secretaria, o prefeito está avaliando”, informou. Thais ainda disse que os movimentos da juventude indicaram alguns nomes.

A secretária também fez questão de destacar que a SAS (Secretaria de Assistência Social) já desenvolve algumas ações. “Temos o programa Pró-Jovem que oferece qualificação profissional, além de ações no combate ao uso de drogas, acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade, entre outros projetos”, afirmou.

Estatuto – O secretário-executivo do Conselho Nacional da Juventude, por sua vez, veio para debater a criação do Estado da Juventude, sancionado em 5 de agosto pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Era uma bandeira antiga nossa para dar autonomia maior aos jovens de 15 a 29 anos”, frisou.

Segundo Bruno, o Estatuto da Juventude vem somar ao Estatuto da Criança e do Adolescente que, por si só, “é mais voltado para o núcleo familiar”. “O Estatuto da Juventude vem para nos dar autonomia a fim de garantir a participação dos jovens na criação de política públicas”, enfatizou.

Nos siga no Google Notícias