ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Justiça condena Bradesco por cobrança de taxas irregulares

Thiago de Souza | 09/07/2015 19:28

O Banco Bradesco S.A foi condenado pela Justiça de Mato Grosso do Sul por cobrar taxas indevidas em contratos de crédito para financiamento de automóveis. A ação foi proposta pela Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Campo Grande e Mato Grosso do Sul. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (9).

De acordo com a Ação Declaratória de Nulidade de Cláusulas Contratuais, o banco cobrava, para financiamento de compra de veículos, a TAC (Taxa de Abertura de Crédito); a TEB (Taxa de Emissão de Boleto) e Comissão de Permanência cobrada com juros remuneratórios ou moratórios, correção monetária e/ou multa contratual. A Associação dos Aposentados considerou abusivas as tavas e pediu a devolução dos valores cobrados.

De acordo com a decisão do Juiz substituto Marcelo Ivo de Oliveira, a cobrança é indevida nos contratos firmados após 30 de abril de 2008 e proibiu as cobranças de comissão de permanência com os demais encargos.

A sentença acatou o pedido do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) feito por meio da 25ª Promotoria de Justiça. Ainda de acordo com o resultado da ação, por ser um direito individual homogêneo, todos aqueles que firmaram contrato semelhante e pagaram os valores, poderão constituir advogado e exigir judicialmente a restituição, em dobro, dos valores cobrados indevidamente. Aqueles que não tiverem condições financeiras para tal, devem acionar a Defensoria Pública de Estado de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias