ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Justiça nega pela 2ª vez ação para barrar acesso de menores a shopping

Ricardo Campos Jr. | 29/10/2015 14:53
Clientes trancados em loja enquanto adolescentes criam confusão em shopping (Foto: Direto das Ruas)
Clientes trancados em loja enquanto adolescentes criam confusão em shopping (Foto: Direto das Ruas)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou recurso do Shopping Campo Grande que pedia alvará para impedir a entrada de crianças e adolescentes no local, no intuito de evitar a realização dos chamados “rolezinhos”. No entendimento dos desembargadores da 1ª Câmara Cível, que analisaram o caso, o centro comercial não precisa de autorização para impor restrições em prol da segurança, como uso de detectores de metal e cadastros.

Na opinião dos magistrados, esses elementos não afrontam o direito constitucional à locomoção, apesar de o estabelecimento estar sujeito à responsabilidade em caso de abusos.

O próprio ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), usado como argumento por parte do shopping, veda esse tipo de regulação, uma vez a legislação impõe aos pais a avaliação sobre onde seus filhos menores podem, sem acompanhamento, ir ou permanecer. No entendimento do Judiciário, shoppings não se enquadram nos estabelecimentos sujeitos à fiscalização compulsória, já que, em tese, são ambientes seguros e propícios para os jovens estarem.

Transtornos - Caso mais recente de confusão envolvendo o “rolezinho” foi registrado dia 31 de maio. Pelo menos 30 adolescentes brigaram dentro do local, causando tumulto e obrigando as lojas a baixarem as portas com os clientes dentro.

Cinco garotos foram apreendidos. Eles se feriram durante a confusão e não conseguiram fugir como os demais.

Em depoimento, eles contaram que a briga começou quando um dos garotos começou a tirar sarro da roupa de outro. Então, integrantes de “tribos” diferentes começaram a trocar ofensas e a situação ficou fora de controle.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do shopping informou que o princípio de foi contido pela equipe de seguranças, que rapidamente contiveram a situação e acionaram as autoridades competentes para as providências cabíveis.

Nos siga no Google Notícias