A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

29/07/2016 16:45

Lixo hospitalar descartado indevidamente seria de instituição particular

Região do Parque dos Poderes cercada de condomínios residenciais acumula resíduos de origem desconhecida

Chloé Pinheiro
Fraldas usadas, seringas e garrotes são apenas alguns dos resíduos abandonados no Veraneio. (Foto: Alcides Neto)Fraldas usadas, seringas e garrotes são apenas alguns dos resíduos abandonados no Veraneio. (Foto: Alcides Neto)

Depois da denúncia feita na quarta-feira (27) pelo jornal Campo Grande News, a Solurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Campo Grande, foi até o terreno baldio onde há resíduos hospitalares acumulados para averiguar a situação, mas não conseguiu recolher os detritos. A conclusão é de que o material pertença a uma instituição particular, sem ligação com o SUS (Sistema Único de Saúde)

“Não há condições de coletar manualmente do jeito que está pelas condições do material, exposto e sem identificação”, expõe Bruno Veloso, gerente operacional da empresa, que, esclarece ele, não é responsável pelo acúmulo dos resíduos no local.

A Solurb, como é contratada da Prefeitura, responde pelo descarte de lixo hospitalar apenas das instituições públicas, como as UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou que são conveniadas ao Sistema Único de Saúde. As instituições particulares, segundo a legislação vigente, devem cuidar dos resíduos que geram, e contratam empresas específicas para isso.

Veloso afirma ainda que pretendia fazer uma denúncia de crime ambiental, mas não é possível identificar o autor do descarte irregular. “Trata-se de uma empresa particular e, portanto, não conveniada à Solurb, mas, como o lixo está em grande parte queimado, não encontramos etiquetas ou rótulos que ajudassem a descobrir a empresa responsável”, explica.

O gerente pretende agora encaminhar o caso à Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), que deve decidir se realiza uma limpeza geral na área, que é tomada por lixo em vários outros pontos, ou se notifica o dono do terreno.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions