ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Lotéricas são incluídas como atividades essenciais e já podem reabrir as portas

Empresários de Campo Grande ainda vão definir horário de atendimento ao público

Jones Mário | 26/03/2020 10:06
Na Capital, casas amanheceram fechadas em obediência a decreto da prefeitura (Foto: Kísie Ainoã)
Na Capital, casas amanheceram fechadas em obediência a decreto da prefeitura (Foto: Kísie Ainoã)

Em decreto publicado na edição desta quinta-feira (26) do DOU (Diário Oficial da União), o governo federal incluiu as lotéricas no rol de atividades consideradas essenciais. Com a definição, as unidades em Mato Grosso do Sul - e no Brasil todo - podem funcionar normalmente em meio às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Hoje, as lotéricas de Campo Grande ainda amanheceram de portas fechadas, em obediência a decreto municipal de 19 de março, que mandou suspender o atendimento ao público nos estabelecimentos comerciais. Em cartazes, parte delas anunciava telefones para encomendar jogos e bolões.

Aviso na porta de lotérica indica número para encomendar jogos ou bolões (Foto Kísie Ainoã)
Aviso na porta de lotérica indica número para encomendar jogos ou bolões (Foto Kísie Ainoã)

Consultado, o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Luiz Eduardo Costa, confirmou que as casas lotéricas poderão retomar funcionamento, desde que adotem medidas de segurança impostas em ato da prefeitura, como intensificar as ações de limpeza; disponibilizar álcool em gel aos seus clientes; e divulgar informações sobre o novo coronavírus e as medidas de prevenção.

Dividido - Presidente do Sinal-MS (Sindicato dos Agentes Lotéricos de Mato Grosso do Sul), Ricardo Amado Costa revelou sentimento “ambíguo” com a nova medida.

“Grande parte da população usa a rede lotérica para necessidades bancárias. Então, temos nossa preocupação com a pandemia, orientamos as unidades a tomar cuidado e obedecer tudo que está previsto no decreto municipal”, comentou.

Costa contou ainda que os empresários lotéricos farão consulta formal ao município, a fim de definir qual será o horário de funcionamento. “A decisão [reabrir ou seguir fechado] vai ser sempre do empresário. De repente ele faz parte de um dos grupos de risco e não vai querer abrir. Vamos respeitar”, completou.

Segundo o presidente do Sinal-MS, Mato Grosso do Sul hoje conta com 167 unidades lotéricas, das quais 55 apenas em Campo Grande.

Loteca foi suspensa e Loteria Federal interrompida por três meses devido à pandemia (Foto: Kísie Ainoã)
Loteca foi suspensa e Loteria Federal interrompida por três meses devido à pandemia (Foto: Kísie Ainoã)

Loteria - Até agora, a Caixa anunciou a suspensão da Loteca, em virtude da suspensão dos campeonatos internacionais, nacionais e estaduais de futebol, masculino e feminino; e das extrações da Loteria Federal.

Esta segunda foi interrompida por três meses, a fim de reduzir os impactos da propagação do novo coronavírus pelo País. O jogo tinha sorteios às quartas e sábados, com prêmios principais de R$ 500 mil.

Já o sorteio especial da Dupla Sena de Páscoa, que seria realizado no dia 11 de abril, foi adiado para o dia 25 de abril. Assim, o período exclusivo de vendas para o concurso especial será de 1º a 25 de abril.

Nos siga no Google Notícias