A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

11/07/2012 11:18

Mãe, médicos e Hemosul fazem apelo por doações de sangue

Aline dos Santos

Com o clima frio, a oferta de doadores diminui. Três tipos sanguíneos são mais urgentes: O negativo, O positivo e A positivo.

Victor Hugo precisa, com urgência, de doação de sangue. Victor Hugo precisa, com urgência, de doação de sangue.

“Pelo amor de Deus, pedem para as pessoas doarem”. Um apelo entrecortado por aflição e desespero é a forma de Dirce Aparecida Coelho pedir ajuda para o filho adolescente, que está internado no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian e precisa, com urgência, de doação de sangue.

Victor Hugo Coelho Pereira, que luta contra uma leucemia, precisa de plaquetas para conter hemorragias. “De 12 em 12 horas, são 5 bolsas de plaquetas”, conta Dirce, sempre ao lado do filho. O tipo sanguíneo de Victor Hugo é O positivo.

A súplica da mãe ressoa no pedido do Hemosul para que as pessoas voltem a doar sangue. Com o clima frio, a oferta de doadores diminui. Três tipos sanguíneos são mais urgentes: O negativo, O positivo e A positivo.

Na Santa Casa, a equipe médica pede ajuda dos doadores para o paciente Helder do Nascimento Larroque, de 53 anos.

A questão mais preocupante envolve as plaquetas. Utilizadas em cirurgias, tratamentos contra câncer, vítimas de acidentes, este componente tem “vida útil” de cinco dias. Ou seja, as plaquetas doadas na última semana já não podem ser utilizadas.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos de idade, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação) no ato da doação. Antes da coleta de sangue, o doador responde a um questionário de saúde.

Os critérios para doação têm uma novidade: o peso mínimo passou de 50 para 55 quilos. A alteração foi para assegurar a saúde do doador. Dentre as pessoas com 50 quilos, sobretudo mulheres, o índice de pessoas que passavam mal era maior.

O Hemosul fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3312-1517.

O Hemonúcleo da Santa Casa fica localizado na rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a rua 13 de Maio. No Hospital Regional, no bairro Aero Rancho, as doações podem ser feitas das 7 horas ao meio dia.



Uma saida que sempre pensei, apesar de maio absurda, seria a cada bolsa doada a pessoa receberia um valor pela doação. creio que nunca mais teriamos noticias como essa. fica a dica governantes.
 
reginaldo cavanha em 11/07/2012 06:35:29
Sempre fui doadora e não concordo com esse novo critério de peso; sempre estive abaixo dos 55 kg e agora não poderei mais doar...
 
patricia oliveira em 11/07/2012 04:50:02
FUI, sou e sempre serei doador de MEDULA, SANGUE ( AB positivo ) e ORGÃO.
 
NEI SALVIANO em 11/07/2012 04:34:00
vamos ajudar eu não sei meu tipo sanguineo mas vou ir doar.ESSAS PESSOAS PRECISAM DE AJUDA URGENTEMENTE
 
Matheus Oliveira em 11/07/2012 04:18:09
Eu vou lá doar, meu sangue é O positivo. e amanhã quando eu chegar no quartel vou avisar meus amigos para que ajudem esse garoto também.
 
Mario Costa Rodrigues em 11/07/2012 03:59:51
Dica: Procurem o Hemosul... lá recebem doaçao desde às 7h da manha, e ñ fecham por almoço, inclusive, abrem aos sábados - no período matutino e em alugns feriados tbm costumam atender meio período.
 
Carolina de Carvalho em 11/07/2012 03:34:30
fica aqui a minha indignação, fui doar ontem no hemonucleo da santa casa e e estava fechado na hora do almoço, muita gente quer doar mas só tem esse horario pra fazer e esta sempre fechado,e o meu tipo sanguineo é O negativo, é o k mais falta pra muita gente.
 
rosane scavoni em 11/07/2012 01:53:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions