ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Mãe, médicos e Hemosul fazem apelo por doações de sangue

Aline dos Santos | 11/07/2012 11:18

Com o clima frio, a oferta de doadores diminui. Três tipos sanguíneos são mais urgentes: O negativo, O positivo e A positivo.

Victor Hugo precisa, com urgência, de doação de sangue.
Victor Hugo precisa, com urgência, de doação de sangue.

“Pelo amor de Deus, pedem para as pessoas doarem”. Um apelo entrecortado por aflição e desespero é a forma de Dirce Aparecida Coelho pedir ajuda para o filho adolescente, que está internado no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian e precisa, com urgência, de doação de sangue.

Victor Hugo Coelho Pereira, que luta contra uma leucemia, precisa de plaquetas para conter hemorragias. “De 12 em 12 horas, são 5 bolsas de plaquetas”, conta Dirce, sempre ao lado do filho. O tipo sanguíneo de Victor Hugo é O positivo.

A súplica da mãe ressoa no pedido do Hemosul para que as pessoas voltem a doar sangue. Com o clima frio, a oferta de doadores diminui. Três tipos sanguíneos são mais urgentes: O negativo, O positivo e A positivo.

Na Santa Casa, a equipe médica pede ajuda dos doadores para o paciente Helder do Nascimento Larroque, de 53 anos.

A questão mais preocupante envolve as plaquetas. Utilizadas em cirurgias, tratamentos contra câncer, vítimas de acidentes, este componente tem “vida útil” de cinco dias. Ou seja, as plaquetas doadas na última semana já não podem ser utilizadas.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos de idade, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação) no ato da doação. Antes da coleta de sangue, o doador responde a um questionário de saúde.

Os critérios para doação têm uma novidade: o peso mínimo passou de 50 para 55 quilos. A alteração foi para assegurar a saúde do doador. Dentre as pessoas com 50 quilos, sobretudo mulheres, o índice de pessoas que passavam mal era maior.

O Hemosul fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3312-1517.

O Hemonúcleo da Santa Casa fica localizado na rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a rua 13 de Maio. No Hospital Regional, no bairro Aero Rancho, as doações podem ser feitas das 7 horas ao meio dia.

Nos siga no Google Notícias