ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Mesmo com campanhas, estoque do Hemosul segue em estado crítico

Estoques de três tipagens sanguíneas estão abaixo do ideal e doações podem ser agendadas por telefone

Por Ana Paula Chuva | 18/09/2020 08:10
Hemocentro em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Hemocentro em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Estoque do Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está em estado critico para as tipagens sanguíneas A+, O- e O+, apesar das recentes campanhas, por isso está convocando os doadores de sangue.

 Ontem levantamento mostrou que para a tipagem O- o estoque estava em 21%, para O+ em 14% e para o A+ em 8%. “A convocação é para doadores que possam contribuir para reabastecimento do estoque essencial para atender a demanda do Estado e salvar vidas”, divulgou o hemocentro.

Para doar preciso ter mais de 55 quilos, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. O Hemosul Coordenador está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304.

O funcionamento é de segunda até sexta-feira, das 7h às 17h. Já aos sábados, o horário é das 7h até 12h, exceto no 1º sábado do mês, que funciona entre 7h e 17h. No Interior, as doações podem ser realizadas em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba e Coxim.

Durante o período da pandemia, o banco de sangue criou a opção de agendamento para doações, mas a demanda espontânea segue ativa. É possível entrar em contato pelos números (67) 3312-1516, 3312-1529 e 99298-6316.

Do Mesmo Sangue -  No quarta-feira (16) a meta de 5 mil bolsas de sangue da campanha “Do Mesmo Sangue” foi atingida. Essa era o objetivo final e o encerramento da campanha está marcado para hoje com a pintura da última parte da arara vermelha do Monumento das Araras.

A campanha teve inicio no dia 5 de agosto e a pintura está sendo realizada pelo artista plástico e autor da obra Cleir Ávila e a cada mil bolsas uma parte da arara seria pintada.

Para o Hemosul, a campanha em parceria com o Sicredi e Sectur foi de grande importância para auxiliar no enfrentamento desse período que se agrava pelo tempo seco que provoca doenças respiratórias.

Mas a unidade reforça, que o desafio de manter os estoques estratégicos dentro da normalidade continua e que a participação de doadores é fundamental para salvar vidas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário