ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mesmo com menos casos que outros vírus, H3N2 só perde para a covid em letalidade

Em 2021, foram 112 casos confirmados de Srag por Influenza H3N2, menos que outras fontes de infecção

Lucia Morel | 08/01/2022 17:51
População na fila para receber dose da vacina contra gripe, em julho. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
População na fila para receber dose da vacina contra gripe, em julho. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Dos vírus que causam SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), o H3N2 da Influenza aparece apenas em quarto lugar na quantidade de casos, mas é o segundo mais letal, ficando atrás apenas do Sars-Cov 2, causador da covid-19.

Dados do boletim municipal, que levam em conta os números fechados de 2021, indicam, na sequência, 8.281 casos da síndrome decorrentes da covid-19; 207 derivados do vírus sincicial respiratório; em terceiro lugar, 197 ocorrências de rinovírus; e apenas em quarto, aparecem os 112 casos confirmados de Srag por de Influenza H3N2.

Fonte: Sesau
Fonte: Sesau

Ocupa a quinta posição, 23 casos da síndrome decorrentes de infecção por adenovírus. Vale lembrar que por não ser de notificação compulsória – como é o caso da covid – as ocorrências dos demais vírus só são conhecidas em pacientes que acabam desenvolvendo Srag e são internados.

Em relação aos óbitos, em Campo Grande, uma pessoa morreu no final de 2021 com a doença e nos primeiros dias de 2022, outras duas acabaram falecendo na Capital em decorrência de agravamentos da H3N2. Dos demais vírus, nenhum caso foi registrado, conforme o boletim.

Somente este ano, conforme dados de ontem da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), já são 59 casos confirmados de H3N2, que corresponde a 100% das ocorrências de gripe que levaram à hospitalização na Capital.

Nos siga no Google Notícias