ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

MS inicia compartilhamento de dados com vizinhos já em fevereiro

Encontro de chefes das polícias acertará troca de senhas e acessos mútuos aos sistemas; Em março, secretários voltam a se encontrar em Campo Grande para definir cobrança por militares nas fronteiras

Rafael Ribeiro | 30/01/2017 11:51
Secretários voltarão a se encontrar em março para avaliar compartilhamento (Foto: Rafael Ribeiro)
Secretários voltarão a se encontrar em março para avaliar compartilhamento (Foto: Rafael Ribeiro)

A Sejusp (Secretaria Estadual da Justiça e Segurança Pública) iniciará no próximo dia 16 de fevereiro o compartilhamento de informações das polícias sul-mato-grossenses com os estados vizinhos de Mato Grosso e Paraná, conforme convênio acertado em reunião na última semana, em Campo Grande.

Segundo o secretário José Carlos Barbosa, um encontro está marcado entre os chefes policiais dos três estados nesta data em Cuiabá (MT), para que haja a primeira troca de senhas e acessos mútuos aos sistemas de informações de cada um.

“Vamos dar esse importante passo para que a luta contra o crime seja a mais abrangente possível”, assegurou o secretário, ao Campo Grande News.

Segundo Barbosa, a idéia desse segundo encontro interestadual será o de aproximar as lideranças policiais. O chefe da Pasta prevê que as operações conjuntas deverão começar a serem traçadas no dia 20 de março, quando os três secretários voltam a se encontrar em Campo Grande, para avaliar o primeiro mês de intercâmbio de informações e, principalmente, formulação de pedidos conjuntos ao Governo Federal.

Os secretários já haviam definido no primeiro encontro, ocorrido no último dia 26, que a atuação conjunta será escalonada. Os níveis de compartilhamento, seja de informações da Polícia Militar e Civil de cada estado só poderá ser acessada em sua totalidade por pessoas do alto escalão.

A aliança entre os três estados têm como objetivo unificar métodos de combater as principais fontes de renda das facções, contrabando, tráfico de drogas e roubo e explosão de caixas eletrônicos.

A criação de núcleos integrados entre os estados faz parte do planejamento do Plano Nacional de Segurança Pública, pacote de medidas lançado pelo presidente Michel Temer (PMDB) para tentar conter a guerra entre facções criminosas que deixou mais de 130 pessoas mortas em rebeliões nas penitenciárias por todo o País. Mato Grosso do Sul teve quatro vítimas fatais até aqui em seus presídios.

A ideia exposta na primeira reunião é de integrar sistemas, agilizar as comunicações entre as polícias e organizar operações conjuntas nas áreas de divisa e fronteira, principalmente com Paraguai e Bolívia.

A fronteira com os dois países, apontados como as principais portas de entrada de cocaína, maconha e armas para as facções criminosas, é o principal mote da união entre Mato Grosso do Sul e seus vizinhos.

Apesar da governadora em exercício Rose Modesto (PSDB) já ter oficializado o pedido do uso das Forças Armadas nas fronteias em encontro com Temer, Barbosa definirá como funcionará essa atuação dos militares e da Força Nacional de Segurança em conjunto com os vizinhos.

“É uma questão complexa”, definiu Barbosa. “Os governos estaduais têm muito interesse de que essa questão seja definida o quanto antes.“

O prazo dado pelo Ministério da Justiça é de que as operações se iniciarão em até um ano. Segundo Barbosa, contudo, operações já estão agendadas para ocorrerem em toda a área de fronteira do País. “Serão ações curtas e pontuais. Não temos mais informações, ainda seremos comunicados”, disse o secretário.

Nos siga no Google Notícias