“Não tanto quanto desejava”, avalia prefeito sobre fim de semana
Foram 1.053 denúncias de desobediência às novas medidas e 747 flagrantes de violação de decretos no comércio
Na avaliação do prefeito Marquinhos Trad, o primeiro lockdown de fim de semana em Campo Grande deu resultado, mas “não tanto quando a gente desejava”. No entanto, disse que o percentual de isolamento "começou a melhorar e quando começa a melhorar é algo a se comemorar".
Mesmo assim, lembrou que Campo Grande continua com um dos piores índices de isolamento em Mato Grosso do Sul.
Apesar de decretos que proibiram a abertura de comércio de rua e dos shoppings, além de suspensão de serviços no sábado e domingo, se comparado aos dois últimos finais de semana, a média de aumento do isolamento foi bem pequena, com maior alta no sábado. Nos dias 11 e 12, as taxas foram 39,40% e 46%, respectivamente. Nos dias 18 e 19, foram 43% e 49,30%.
O que mais chamou atenção foi a quantidade de estabelecimentos que desrespeitaram o toque de recolher ou a ordem para fechar as portas e atender apenas em delivery ou drive-thru.
"Foram 1.053 denúncias de desobediência e 747 comércios violando as nossas regras", informou Marquinhos.
"Volto a repetir, Campo Grande ainda esta entre as piores capitais do pais em índice de isolamento. Por favor, cumpram os decretos: 20 horas se recolham para o lar, até 5 da manhã. E se tiver de sair, usem máscaras", recomendou.
Tentando seguir uma linha de incentivo aos moradores, o prefeito garantiu que ainda acredita na população. “É muito fácil querer imputar o alto índice de infectados à população desobediente, mas eu não vou nesse caminho. Nós somos do caminho de que é possível melhorar sim”.
O prefeito também lembrou que hoje Campo Grande tem 2.126 pessoas com o vírus ativo e já registrou 66 óbitos.
Marquinhos também lembrou que o dia foi de avanços, com reforço no combate à pandemia. O Hospital do Pênfigo ganhou mais 5 leitos de UTI e reunião na manhã desta segunda-feira estabeleceu acordo para melhorar a fiscalização.
“Hoje conseguimos ajuda da Polícia Militar e a fiscalização do Ministério Público. A cidade de Campo Grande quer fazer um agradecimento. Muito obrigado ao procurador chefe, Alexandre Magno, e toda a equipe. Equipes do Ministério Público, com promotores vão acompanhar as nossas fiscalizações Não somente hoje, mas até o próximo domingo”, comentou.
Horários - A partir de hoje, comércio de rua volta a funcionar de 9h às 17h até sexta-feira. Nos shoppings, as portas ficam abertas de 11h às 19h. Já lojas de material de construção estão autorizadas a funcionar durante toda a semana, inclusive, sábado e domingo, de 7h às 20h.