ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Novo desembargador toma posse dia 13 no Tribunal Regional do Trabalho

Aline dos Santos | 06/02/2012 08:38
Advogado, Nery Azambuja será empossado desembargador.
Advogado, Nery Azambuja será empossado desembargador.

O advogado Nery Sá e Silva de Azambuja vai tomar posse no próximo dia 13 como desembargador do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul). Após polêmica e briga na Justiça, o advogado foi nomeado no último dia 25 de janeiro pela presidente Dilma Roussef (PT).

A posse será às 19h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Ele vai ocupar a vaga aberta pela aposentadoria de Abdalla Jallad, que deixou o cargo em novembro de 2010, quando completou 70 anos.

Cadeirante, Nery Azambuja tem 52 anos e é professor de Direito na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Ele já foi procurador federal e vice-presidente da OAB.

Conforme o Quinto Constitucional (dispositivo que prevê que 1/5 dos membros de determinados tribunais sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público), a OAB/MS realizou sabatina em 26 de março do ano passado.

Dos 24 candidatos, foram escolhidos seis nomes: Nery Sá e Silva de Azambuja, Noely Gonçalves Vieira Woitschach, Hassan Hajj, Marco Antonio Ferreira Castello, Janete Amizo Verbiske e Celso Pereira da Silva.

Dois dias depois, dez advogados que ficaram de fora da lista fizeram representação ao MPF (Ministério Público Federal) contestando a lisura do processo. Pela primeira vez, a OAB fez votação aberta e nominal.

Em 26 de maio, a Justiça Federal suspendeu o processo de escolha do desembargador para o TRT. Na liminar, a juíza Janete Lima Miguel, da 2ª Vara da Justiça Federal, destacou que o advogado João José de Souza Leite argumentou que os documentos comprobatórios da atividade profissional de um dos integrantes da lista foram entregues fora do prazo previsto no edital e, mesmo assim, admitidos pela OAB.

Dois meses depois, em julho, decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) derrubou a liminar, dando prosseguimento ao processo. Dos seis nomes, o TRT encaminhou três, portanto uma lista tríplice, à presidência da República.

Nos siga no Google Notícias