ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Lado B

Novo paisagismo traz o charme das orquídeas para a Afonso Pena

Wendell Reis | 24/03/2012 08:39

Após ganhar orquídeas, avenida pode receber bancos para contemplação

Mudas serão plantadas entre a 14 de Julho e a 25 de Dezembro (Foto: Simão Nogueira)
Mudas serão plantadas entre a 14 de Julho e a 25 de Dezembro (Foto: Simão Nogueira)

Quem estava acostumado com a tradicional avenida Afonso Pena, dos estacionamentos, que ao mesmo tempo que facilitava a vida com os canteiros, provocava muita dor de cabeça para quem desejava trafegar sem muito transtorno, está notando uma grande diferença. As calçadas, em outras épocas sujas por fezes de pássaros, agora ganharam grama e flores.

Na manhã deste sábado (23), o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, iniciou o plantio de 360 orquídeas nas famosas árvores da avenida. Quem passar pela Afonso Pena, nos intensos congestionamentos, normais em uma cidade onde a frota de veículo não para de crescer, poderá contemplar 360 orquídeas penduradas nas centenárias árvores.

Sensível e de uma beleza que encanta, atraindo quem as colecione, a planta necessita de sombra, mas também de algum sol. Por isso, a maioria das mudas, que serão plantadas entre a Quatorze de julho e a 25 de Dezembro ficaram concentradas próximo a Praça Ari Coelho e a Prefeitura de Campo Grande.

“Tudo o que você faz tem quem gosta e quem não gosta. Mas, tenho a consciência tranqüila porque estou trabalhando junto com a comunidade. Eu ouvi aqui os conselhos regionais envolvidos nesta questão, principalmente os do Centro, comerciantes, Associação Comercial, Clube dos Dirigentes Lojistas, e entendemos que a Afonso Pena é nosso cartão postal. Então, a gente organizou os nossos canteiros centrais, botamos um verde, para fazer com que a cidade possa mostrar o que ela tem de área verde e, além disso, vamos cultivar as orquídeas, esperando que com isso a população possa reconhecer o nosso esforço de embelezar esta que é a principal avenida de nossa cidade”, declarou o prefeito ao fazer o plantio.

O prefeito conta que pode vir a instalar bancos na avenida, para receber os que gostam de contemplar o verde instalado após a mudança da cara do local. “Os bancos, penso que é uma questão que pode pensar. A gente observa muita gente sentada embaixo das árvores para poder contemplar o verde que nós colocamos e a sombra que é muito grande”.

Ao ser indagado sobre a falta de passarela entre uma quadra e outra da avenida, o prefeito justifica que não são instaladas por uma questão de segurança dos pedestres. “O que a gente tem procurado fazer é instalado passarela nos locais que são corretamente destinados para fazer a travessia, que são nas duas pontas, nas faixas e com segurança”. Satisfeito com o plantio, lembrando que o clima da Capital é bom para as orquídeas, o prefeito incentivou o plantio nos bairros.

A Afonso Pena foi projetada em formato de rua na década de 1910. Em 18 de janeiro de 1916, por iniciativa do vereador Francisco Vidal, a avenida, antes chamada de Marechal Hermes, recebeu o nome de Afonso Pena, em homenagem ao presidente que aprovou o traçado da ferrovia de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias