ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Obra do Parque dos Poderes avança e já tem até instalação de radar

Detran iniciou obras de sinalização horizontal nesta quarta e deverá concluir em 10 dias

Cleber Gellio | 17/03/2022 12:58


Após pavimentação asfáltica, sinalização horizontal teve início nesta quarta (Foto: Paulo Francis)
Após pavimentação asfáltica, sinalização horizontal teve início nesta quarta (Foto: Paulo Francis)

A revitalização do Parque dos Poderes caminha a passos largos e já se encontra quase concluída. Com intervenções, desde junho de 2021, em diferentes setores do complexo administrativo,  o projeto, previsto para ser terminado em dezembro deste ano, deve ser entregue ainda neste primeiro semestre.

O investimento aplicado pelo Governo do Estado ultrapassa a marca de R$ 18,9 milhões. Conforme a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a restauração de todo o pavimento asfáltico já foi concluído. Tanto, que na noite desta quarta (17), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), iniciou os trabalhos de sinalização horizontal das ruas. O serviço é feito apenas no período noturno, das 21h às 5h, e a previsão é de que em até dez dias esteja finalizado.

Responsável também pela orientação vertical, advertência e sinalização de alerta para travessia de animais silvestres, o órgão disponibilizou R$2.564.884,97 para o projeto. De acordo com o Presidente do Detran, Rudel Trindade, “o material utilizado na sinalização possui altíssima resistência aos desgastes mesmo quando submetidos ao tráfego intenso”.

Em convênio com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), também serão instalados, até o mês que vem, grupo semafórico em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros e travessia elevada para pedestres em frente a creche do Zé Du, além da execução do Projeto Quapivara, criado para combater o atropelamento de animais silvestres na região.

Equipamentos eletrônicos de controle de velocidade já estão instalados. (Foto: Paulo Francis)
Equipamentos eletrônicos de controle de velocidade já estão instalados. (Foto: Paulo Francis)

Fiscalização - O Campo Grande News esteve no local na manhã desta quinta-feira (17) e constatou que já estão instalados equipamentos eletrônicos de controle de velocidade, como lombadas e radar de velocidade, no entanto ainda desligados, pois, depois de concluída a instalação há todo um processo de aferição pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e um tempo que ficará funcionando de forma educativa.

Serão 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central das avenidas. (Foto: Paulo Francis)
Serão 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central das avenidas. (Foto: Paulo Francis)

Novo Parque - criado em 1982, o Parque dos Poderes Governador Pedro Pedrossian contará com 4,2 quilômetros de ciclovia canteiro central das avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha, 4 quilômetros de pista de corrida às margens da reserva do Parque Estadual do Prosa, melhoria das pistas e do estacionamento, além de 70 bancos de descanso, lixeiras e um projeto de paisagismo.

Conhecido por abrigar diversos setores da administração estadual e de outros poderes, o Parque é um ponto de encontro e lazer da população, que faz caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e outras atividades físicas, mas que também conta a presença de muitos trabalhos que utilizam o transporte público. A reforma contempla ainda a troca dos pontos de ônibus antigos por estruturas modernas.

Adriana Andrade, reivindica mais horários de ônibus no Parque. (Foto: Cleber Gellio)
Adriana Andrade, reivindica mais horários de ônibus no Parque. (Foto: Cleber Gellio)

A diarista Adriana Andrade Lopes, 41 anos, conhece bem o local, pois há nove anos trabalha na região. Para ela, a obra chega em bom momento, uma vez que a demanda por serviço aumentou, porém a trabalhadora reivindica maior disponibilidade de horários de ônibus disponíveis na rota. “Já sei bem como é esse trajeto e bastante complicado o tempo de espera para quem precisa utilizar o transporte público e um local adequado, limpo e com segurança, é de extrema importância. Espero que além dessas melhorias, também coloquem mais horários de ônibus no Parque.
 Hoje mesmo a pessoa que contratou vai pagar meu retorno de volta de Uber”, relatou.

Pontos de ônibus já foram instalados, ainda faltando a colocação dos bancos, ciclovias foram construída e foram erguidos, quase em sua totalidade, os guarda-corpos, que separam as calçadas do estacionamento. Segundo a Agesul, os espaços de convívio, como bancos e estação de ginástica estão em fase de implantação.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias