ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Obras que darão fim a enchente crônica na Cônsul Assaf Trad vão durar 5 meses

Um sistema de drenagem de pouco mais de um quilômetro vai atravessar toda a avenida e levar água da chuva até Córrego Segredo

Maressa Mendonça | 27/05/2020 06:31
Chuva transforma Avenida Cônsul Assaf Trad em "rio" (Foto: Paulo Francis)
Chuva transforma Avenida Cônsul Assaf Trad em "rio" (Foto: Paulo Francis)

As obras que podem dar fim aos alagamentos crônicos que ocorrem na Avenida Cônsul Assaf Trad devem ter início no próximo mês e ser concluídas até o fim do ano. A questão deve ser resolvida com a instalação de 1,056 quilômetros de drenagem, atravessando a via e carregando as águas da chuva até o córrego Segredo.

O titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fioresi explica que a tubulação instalada há vários anos naquela região não dá mais conta da vazão d’água e por esse motivo existe a necessidade da instalação de novos tubos de concreto. "O problema lá é antigo, para mais de 12 anos", diz.

Á água que fica empoçada na Cônsul Assaf Trad vem da região do Residencial Abaeté, a menos de 200 metros do Terminal Nova Bahia. Ela não é escoada facilmente tanto pela falta de um sistema de drenagem mais eficiente quanto pelo canteiro central instalado na Avenida. Quando chove, a água fica represada ali e os motoristas costumam invadir essa parte de terra para tentar fugir da enxurrada.

Canteiro contribui para água ficar represada na Avenida Cônsul Assaf Trad (Foto: Paulo Francis)
Canteiro contribui para água ficar represada na Avenida Cônsul Assaf Trad (Foto: Paulo Francis)

O secretário explica que um sistema de captação de águas do bairro Morada do Sossego e que passa por ali já havia sido instalado, mas ainda não foi concluído. Com a nova etapa do projeto, a tubulação nova será interligada a esta, eliminando assim o ponto de alagamento.

Questionado se com as novas instalações não existe possibilidade de alagamento, o secretário explicou que “toda drenagem é feita para o dimensionamento da água da chuva em um padrão médio. Quando chove acima da média, em uma intensidade muito forte e em pouco tempo pode ocorrer um alagamento momentâneo, mas assim que a chuva para logo vai escoar”, detalhou.

Pista da Avenida Cônsul Assaf Trad completamente tomada pelas águas da chuva (Foto: Paulo Francis)
Pista da Avenida Cônsul Assaf Trad completamente tomada pelas águas da chuva (Foto: Paulo Francis)

Conforme a assessoria de imprensa da Sisep, a ordem de serviço deverá ser emitida até o dia 15 do próximo mês. Depois deste prazo, as obras começam em até 5 dias. O prazo previsto para conclusão, conforme o edital, é de 150 dias.

Rudi explica que durante as obras apenas uma pista será interditada para não prejudicar completamente o trânsito na região.

Além da drenagem serão recapeados alguns trechos da via, totalizando 2,1 quilômetro. Os trabalhos serão feitos na Avenida em um trecho entre as Ruas Marquês de Herval e Jacinto Máximo Gomes. Também será asfaltado um trecho de 863 metros do prolongamento da terceira pista da Cônsul Assaf Trad.

Corredor de ônibus - A prefeitura também tem um projeto da construção de um corredor de ônibus na Avenida. Segundo o secretário, este ainda está sob análise da Caixa Econômica Federal. A ideia é recapear, sinalizar e instalar novos pontos de embarque e desembarque de passageiros. Com a pandemia, não há previsão de resposta ou de quando o plano sairá do papel.

Alagamento na Avenida Cônsul Assaf Trad ocorre há mais de 10 anos (Foto: Paulo Francis)
Alagamento na Avenida Cônsul Assaf Trad ocorre há mais de 10 anos (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no Google Notícias