ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Ordem para jogar granada em base da PM saiu de presídio

Nyelder Rodrigues e Viviane Oliveira | 05/12/2012 00:30
Na foto, os dois presos pelo Cigcoe por causa do atentado. Na esquerda, com a camisa da Argentina, Roberto Félix. Já na direita, de vermelho, Luan Ângelo (Foto: Nyelder Rodrigues)
Na foto, os dois presos pelo Cigcoe por causa do atentado. Na esquerda, com a camisa da Argentina, Roberto Félix. Já na direita, de vermelho, Luan Ângelo (Foto: Nyelder Rodrigues)

Dois jovens foram presos esta noite (4) e apresentados como os autores do atentado contra o Pelotão da Polícia Militar (PM) no bairro Moreninhas, em Campo Grande, na terça-feira (27) da semana passada.

Luan Ângelo da Silva Negreiros Martins, de 18 anos, é apontado como a pessoa que lançou a granada no pelotão. Ele revelou durante a prisão que a ordem do atentado partiu de dentro do Presídio de Segurança Máxima, para o pagamento de uma dívida de seu irmão, que está detido no local após ter matado o pai.

Conforme o comandante do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), major Marcos Paulo Gimenez, os dois presos moram nas Morerinhas. Primeiro foi preso Luan, e depois Roberto Félix Acunha Barboza Ferreira, de 20 anos, apontado como quem conseguiu a granada.

Roberto Félix teria conseguido o explosivo com um interno da Colônia Penal da Gameleira, que também foi quem forneceu a motocicleta Biz usada durante o atentado. Ele ficou em posse da granada por três dias, e pai, mãe e avó dele teriam manuseando acreditando ser um enfeite de Natal.

Tanto o interno da Gameleira, que forneceu a granada, como o irmão de Luan, preso na Máxima, não tiveram o nome revelado. A pessoa que conduzia a moto para que Luan jogasse o explosivo ainda está foragida. Acredita-se que seja um adolescente de 17 anos.

Luan Ângelo e Roberto Félix foram detidos pelo Cigcoe, e levados para o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros). De acordo com o major Marcos Paulo, as prisões são resultado das operações especiais feitas na região das Moreninhas, e que possivelmente se estenderão por toda Capital.

Envolvimento com a facção criminosa PCC – Apesar de ter partido do interior de um presídio do Estado, onde a facção paulista criminosa também tem internos detidos, o major descartou o envolvimento com o PCC e com os atentados acontecidos em São Paulo e Santa Catarina, e classificou a ação como oportunista.

Moto queimada – A moto encontrada queimada na estrada da Gameleira, identificada como a usada no crime, ajudou na busca pelos autores e demais envolvidos. Duas pessoas colocaram fogo na Biz, uma delas, Luis Felipe Chaves, de 20 anos, que se apresentou à polícia nesta terça-feira (4).

Major Marcos Paulo descartou a possibilidade de que o atentado tenha ligação com a organização criminosa PCC (Foto: Nyelder Rodrigues)
Major Marcos Paulo descartou a possibilidade de que o atentado tenha ligação com a organização criminosa PCC (Foto: Nyelder Rodrigues)

Luis Felipe contou à polícia que no dia do atentado dois amigos responsáveis pelo ataque chegaram na casa dele e pediram para deixarem a moto lá. Ao perguntar o que havia acontecido, os dois disseram que ele ficaria sabendo no outro dia pelos jornais.

Desesperado ao ficar sabendo do caso, o amigo chamou outro colega, foram até a estrada da Gameleira e colocaram fogo na Biz. O interno do semiaberto da Gameleira, que foi quem forneceu a moto, cobrou ela pois “era quente”, com chassi regularizado e atrairia atenções.

Quando o preso no semiaberto foi atrás da moto, ele disse que havia queimado e fez um empréstimo de R$ 2 mil para comprar uma nova moto, fazendo a devolução. Ele teria sido ameaçado. A moto foi encontrada pelo Cigcoe abandonada em uma casa e também levada para o Garras. Os dois responsáveis pela queima da moto vão responder pelo crime de ocultação de provas.

Nos siga no Google Notícias