ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Moradores aplaudem operação da Polícia Militar no bairro Tiradentes

Fernando da Mata | 13/12/2011 12:47

Bairro foi ocupado pela Polícia, na manhã desta terça-feira (13), para repressão do tráfico de drogas e da criminalidade

Proprietária de restaurante é uma das moradores que aprovam operação no bairro (Foto: João Garrigó)
Proprietária de restaurante é uma das moradores que aprovam operação no bairro (Foto: João Garrigó)

Com olhares curiosos diante da movimentação atípica de policiais militares no bairro Tiradentes, em Campo Grande, os moradores aprovaram a operação realizada, nesta terça-feira (13), na região.

A proprietária de restaurante, Valentina Aparecida Moreira, de 54 anos, disse ao Campo Grande News que é fundamental a presença da Polícia na região. “Não está tão violento, mas a droga está infiltrada.” Ainda de acordo com Valentina, as ruas do bairro estão cheias de crianças e adolescentes bebendo em bares.

O fretista Gilmar do Prado, 48 anos, definiu como “uma boa” a atuação dos policiais no Tiradentes. “A Polícia tem que inibir o tráfico de drogas, porque tem um monte de viciado aqui no bairro”, afirmou o frentista.

O alto consumo de entorpecentes na região também foi destacado pelo policial aposentado Telmário de Souza Matos, de 50 anos, que há dez reside em uma rua no Dalva de Oliveira.

“Violento não está, mas o consumo de drogas é alto e os roubos e furtos também são comuns. A gente não tem liberdade. Por exemplo, você não pode comprar uma cadeira nova e deixar na varanda que vem um e leva”, explicou Matos, que disse ainda que enquanto a PM estiver no bairro, vai melhorar.

O mecânico Mário César Silva de Souza, 28 anos, morou há 20 no Tiradentes e afirmou que, há uns dez anos, o bairro era muito perigoso. “A tendência é melhorar. Antigamente, nós não conseguíamos nem andar na rua, tinha muito tiroteio.”

Sentado em frente a casa onde mora, o soldado do Exército, Rafael Rodrigues, 20 anos, viu parte da movimentação da PM na região. “Tem que ter [operação], mas tem que ser dia e noite. Aqui tem muito vagabundo na rua, tráfico de drogas. Se a Polícia ficar, vai ser muito bom”, enfatizou Rodrigues.

Mecânico observando policiais militares durante patrulhamento de rua (Foto: João Garrigó)
Mecânico observando policiais militares durante patrulhamento de rua (Foto: João Garrigó)

Operação Tiradentes - Cerca de 200 policiais de todos os batalhões da Capital, da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), da cavalaria, da Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito) e do serviço de inteligência participaram da operação no bairro Tiradentes.

A ação para inibir, principalmente, o tráfico de drogas, foi semelhante à feita na Vila Nhá-Nhá, no mês de agosto. No total, oito pessoas foram presas e 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, nesta terça-feira (13), no Tiradentes.

O próximo passo da ocupação é a permanência de uma base móvel da Polícia Militar no bairro. Segundo o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel da PM Jorge Júdice Teixeira, a estrutura contará com 40 policiais, três viaturas e seis motocicletas.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar, a operação de hoje é dividida em quatro etapas. A primeira aconteceu há cerca de quatro meses com o início das investigações para identificação dos traficantes e dos pontos de venda de drogas no bairro. Na segunda, foram expedidos os mandados de prisão e de busca e apreensão.

A ocupação feita hoje foi a terceira etapa, sendo que última fase se concretizará com a instalação da base móvel da polícia na região.

Posto de comando e controle da operação foi montado no mesmo local onde ficará base móvel da PM no bairro (Foto: João Garrigó)
Posto de comando e controle da operação foi montado no mesmo local onde ficará base móvel da PM no bairro (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias