A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

09/11/2014 17:01

Para muitos, Enem é oportunidade de retomar estudos e mudar de vida

Priscilla Peres e Kleber Clajus
Grávida de 8 meses, Kelly quer conseguir terminar o Ensino Médio.(Foto: Marcelo Calazans)Grávida de 8 meses, Kelly quer conseguir terminar o Ensino Médio.(Foto: Marcelo Calazans)
Exame termina às 17h30 de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)Exame termina às 17h30 de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)

Encarar a maratona de estudos e de provas não é uma tarefa das mais fáceis, mas para muitos o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma oportunidade de retomar os estudos e ingressar em um curso de nível superior para ter uma profissão e melhorar de vida.

É o caso de Kelly Yoshimura, 37, que fez a prova nesse fim de semana grávida de 8 meses. Mãe de outros dois filhos ela conta que interrompeu os estudos para ir morar no Japão onde casou e morou por 15 anos, agora quer terminar o Ensino Médio e tentar entrar para a faculdade. Dessa forma, segue os passos do marido, que há quatro anos fez um curso técnico.

"Meu caso é para concluir o Ensino Médio, por que fiquei muito tempo fora do país e o Enem não deixa de ser uma boa oportunidade. Fiz a inscrição e descobri depois que estava gravida", diz ela que para conseguir fazer a prova, conta com a ajuda do marido que a incentiva muito e parentes, com quem deixou os filhos pequenos.

A doméstica Aparecida Santos Lima, 35, disse que para se preparar para o Enem as noites e madrugadas foram o momento ideal para o estudo e até mesmo a patroa a liberou para que ela pudesse estudar. "Agora é o momento de estudar mais, nada de descansar", conta ela que quer ingressar em um curso de gastronomia e turismo.

Folga - Após quatro horas seguidas de prova, os participantes vão tirar o resto do dia para descansar e se recuperar do nervosismo. A técnica de enfermagem Cristina Gauto, 32, mora no jardim Aeroporto e confessou que estava um pouco despreparada para o tema da redação, mas o que ela precisa é de nota para conseguir uma bolsa integral do Sisu para continuar o curso de Letras.

Ela fez a prova pela terceira vez e depois de quatro horas de prova, disse que vai pra casa e depois descansar. "Quero ir para a orla do aeroporto e tomar uma água de coco ou tereré para relaxar um pouco", disse.

Descansar também é a opção do repositor Alciberto Mendes, 25, que mora no jardim Imá e fez cursinho preparatório para conseguir nota e entrar no curso de administração. Disse que saiu de casa mais cedo, foi ao mercado para comprar a caneta para fazer a prova e deixou de almoçar para chegar a tempo de fazer a prova.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions