ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Pela 2ª vez na semana, MS 'exporta' órgãos para salvar vidas pelo país

Médicos de Brasília e São Paulo participaram da cirurgia; coração foi levado para a capital paulista em um voo fretado

Liniker Ribeiro e Mirian Machado | 27/12/2017 10:20
Equipe médica de Brasília deixando Santa Casa com coração coletado em cirurgia
Equipe médica de Brasília deixando Santa Casa com coração coletado em cirurgia

A Santa Casa de Campo Grande realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a segunda captação de órgãos do Estado em menos de 48 horas. Fígado, rins, coração e córneas foram coletados após autorização da família de um paciente de 18 anos, diagnosticado com morte encefálica, na madrugada de hoje.

O procedimento cirúrgico contou com médicos locais, de Brasília e do estado de São Paulo. A assessoria do hospital não identificou o paciente e ainda não sabe dizer o que provocou a morte encefálica do jovem.

Um dos órgãos captados, o coração, foi escoltado pelo Corpo de Bombeiros até o Aeroporto Internacional de Campo Grande, de onde seguiu junto com a equipe médica para o Distrito Federal em um voo fretado, que saiu às 9h.

Fígado e um dos rins devem sair da Santa Casa rumo à São Paulo ainda nessa manhã. Já as córneas coletadas ficarão no banco de olhos do hospital, enquanto o outro rim deve ser transplantado em um paciente da Capital, na tarde de hoje. Com o procedimento dessa manhã, o hospital contabiliza 35 captações e 18 transplantes, só em 2017.

HU - Equipes médicas do Hospital Universitário Maria Pedrossian, em Campo Grande, realizaram o primeiro procedimento cirúrgico de captação de órgãos dos 46 anos hospital, na tarde da última segunda-feira (25), feriado de Natal. O doador, um paciente foi 36 anos, também foi diagnosticado com morte encefálica.

Na ocasião, foram coletados dois rins, que foram levados para Pernambuco e Rio Grande do Sul, além de duas córneas, que permaneceram no banco de olhos da Santa Casa da Capital. A autorização para o procedimento partiu da família de João Paulo Lemes de Lima, 36 anos, que morreu com problemas respiratórios. Ele era casado, morava no Portal Caiobá e tinha dois filhos.

Nos siga no Google Notícias