ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Perto do fim de prazo, Central do Cidadão ainda funciona irregularmente

Natalia Yahn | 25/01/2016 09:51
No dia 11 de janeiro, quando ocorreu o princípio de incêndio, o fogo só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros. Uma série de falhas foi apontada pela corporação, entre elas a inexistência de um plano de incêndio e pânico, além de falta de escada e equipamentos de segurança. (Foto: Gerson Walber)
No dia 11 de janeiro, quando ocorreu o princípio de incêndio, o fogo só foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros. Uma série de falhas foi apontada pela corporação, entre elas a inexistência de um plano de incêndio e pânico, além de falta de escada e equipamentos de segurança. (Foto: Gerson Walber)

O prazo para regularizar o prédio da Central de Atendimento ao Cidadão, em Campo Grande, que não tem um plano de incêndio e pânico, termina no próximo dia 10 de fevereiro e até agora nada foi feito para resolver o problema. O local funciona irregularmente desde julho de 2013 e continua a operar da mesma forma, após um princípio de incêndio ocorrido há duas semanas.

Procurada pela reportagem a Prefeitura não informou quais mudanças foram realizadas para solução do caso. A Administração Municipal disse apenas que iria ajustar alguns itens estabelecidos pelo, mas que não haverá “obra física”. Apenas “serão medidas internas de adequação ao que foi apontado pelos bombeiros”.

O Corpo de Bombeiros, responsável pela vistoria do prédio, infirmou que até agora a Prefeitura não entrou com recurso contra a multa aplicada no valor de R$ 9.160. Em relação a notificação para regularizar o funcionamento da Central, o prazo dado é de 30 dias. Caso as mudanças necessárias não tenham sido realizadas até lá, outra notificação e uma nova multa – com valor em dobro – serão aplicadas.

Duas semanas atrás – no dia 11 de janeiro – um princípio de incêndio interditou o prédio da Central do Cidadão. O fogo começou após curto circuito em uma lâmpada, e as chamas deixaram todo o saguão tomado por fumaça.

Funcionários da própria Central do Cidadão alertaram as pessoas que estavam no local sobre o perigo e orientaram a todos a saírem. Além disso, a bomba de água disponível no local não funcionou. O fogo só foi controlado com a chegada dos bombeiros, pois a lâmpada em chamas era de difícil acesso.

No mesmo dia o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) prometeu regularizar a situação do prédio da Central de Atendimento ao Cidadão, “o mais rápido possível”. O que até agora não foi feito, mas o local voltou a funcionar normalmente um dia após o incêndio.

O plano de incêndio e pânico atende um exigência do Corpo de Bombeiros para o funcionamento do local, irregular desde julho de 2013.

O tenente-coronel Hudson Farias de Oliveira, chefe da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros da Capital, informou que a multa corresponde aos problemas na manutenção da bomba de água e ainda a falta de sistema de alarme e iluminação de emergência.

“Também não foi apresentado o atestado de conformidade elétrica, que deve ser emitido por um engenheiro. E a Brigada de Incêndio não é certificada pelo Corpo de Bombeiros”, explicou.

Caso as adequações não sejam feitas o prédio poderá ser interditado. “Se os problemas persistirem na nova vistoria, a multa será em dobro. E na terceira visita, no prazo de 60 dias, se não resolverem o prédio será interditado”, afirma o coronel.

Nos siga no Google Notícias