ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 19º

Capital

PF apreendeu 120 kg de maconha no quarto de alvo da Operação Status

Elson Marques dos Santos era alvo de busca e apreensão, mas acabou sendo flagrado com carga de droga

Por Marta Ferreira e Geisy Garnes | 14/09/2020 16:41
Caixas de maconha que foram encontrados com alvo da Operação Status. (Foto: Reprodução de processo)
Caixas de maconha que foram encontrados com alvo da Operação Status. (Foto: Reprodução de processo)

Carga de 129 quilos de maconha foi apreendida pela PF (Polícia Federal) com um dos alvos da operação Status, na sexta-feira (11), em Campo Grande, para derrubar esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas chefiado por Emídio Morinigo e dos dois filhos dele, Kleber e Jefferson.

A maconha estava na casa de Elson Marques dos Santos, 52 anos, no Bairro Nova Lima.

Havia um mandado de busca e apreensão para cumprimento na casa de Elson e quando os policiais chegaram lá, por volta das 9h de sexta-feira, encontraram a droga distribuída em seis caixas, no quarto em que ele dormia com a esposa.

Preso em flagrante por tráfico, ele disse que havia recebido R$ 2 mil para guardar o entorpecente. Alegou ter pego as caixas com maconha no dia 10 e que no dia seguinte, 12, elas já saíram dali. Não forneceu nomes à polícia.

Ele se apresentou como dono de uma tabacaria. Passou por audiência de custódia nesta segunda-feira e teve a prisão convertida em preventiva. Foi levado para o presídio fechado da Gameleria, na saída para Sidrolândia.

Esquema grande – A organização criminosa alvo da “Operação Status” atuava em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e ainda no Paraguai. Foi no país vizinho que os Morinigo, apontados como chefes do bando, foram presos. Ainda na sexta-feira,  o Paraguai os expulsou.

A "orcrim", segundo a PF, traficava principalmente cocaína e usava empresas de fachada para esquentar o dinheiro. Uma delas era a JV Motors, garagem de veículos de luxo em Campo Grande cujo dono, Slane Chaves, foi preso.

Ele também foi encaminhado para o presídio da Gameleira.