ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Polícia alerta que atendente correu risco ao pedir socorro durante assalto

Apesar do sucesso, polícia não recomenda que a ação que pode prejudicar a vítima caso os bandidos saibam

Bruna Pasche | 18/01/2019 16:39
Assalto ocorreu na lanchonete da Costa e Silva.
Assalto ocorreu na lanchonete da Costa e Silva.

Atendente de 36 anos conseguiu esconder o celular, ligou para a polícia e deu dicas do que estava acontecendo durante um assalto que terminou com a morte de dois assaltantes na madrugada desta sexta-feira (18), em uma loja da Subway loja em frente à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Mas apesar de nenhuma vítima ferida, a Polícia adverte que esse tipo de reação é muito perigosa.

Ao perceber que havia algo errado com dois clientes que estavam no local, o funcionário escondeu o celular e quando anunciaram a ação, o rapaz se trancou em uma das salas. Ligou para o 190 dizendo que era um assalto e escondeu novamente o celular sem desligar. NO viva voz, continuou dando dicas do que estava acontecendo para que os atendentes identificassem o local e enviassem a polícia.

As ligações são recebidas pelo Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e repassadas às unidades policias mais próximas ao local. A operção deu certo e foi atendida por policias do Batalhão de Choque, no entanto, não é recomendada pela polícia para a segurança das vítimas.

“É preciso ter muita cautela nesses casos porque hoje tivemos sucesso em identificar o que estava acontecendo e o local para enviamos os policiais, mas não sabemos qual seria a reação do assaltante se ele tivesse visto que a vítima já tinha pedido socorro, por exemplo”, explicou o delegado Wellington de Oliveira.

Ele pontua que apesar da importância da apreensão dos bandidos, a prioridade é preservar as vítimas. “Tem que tomar cuidado para não colocar a vida em risco, lógico que queremos prender os bandidos, mas o mais importante é salvar essa vítima que está em perigo. Isso é muito comum em caso de latrocínio, por exemplo, quando o objetivo é roubar algo e por alguma reação da vítima ou despreparo do bandido, ele acaba ceifando a vida de uma pessoa”.

A recomendação é que a vítima tente manter a calma e reparar qualquer detalhe do criminoso para que seja identificado posteriormente. “Em hipótese alguma reagir, tentar ficar tranquilo e reparar tatuagem, roupa, tipo de arma, que isso que nos ajuda nas investigações e também a prevenção. A camionete roubada um dia antes pelos suspeitos foi pega enquanto os motoristas estavam parados em frente a uma casa, tem que ficar atento e entender que a vida é sempre mais importante que qualquer bem material”, concluiu.

Apesar do sucesso, atendente se arriscou ao ligar para a polícia enquanto era mantido refém dos bandidos armados. (Foto: Henrique Kawaminami)
Apesar do sucesso, atendente se arriscou ao ligar para a polícia enquanto era mantido refém dos bandidos armados. (Foto: Henrique Kawaminami)

Caso - Dois bandidos chegaram a Subway em um Fiat Strada, pediram lanche e sentaram para comer. Na sequência, uma médica em um Hyndai HB20 entrou na loja e também fez uma solicitação.

Depois que comeram os ladrões, um deles armado, anunciaram assalto. O atendente correu para a parte superior da loja onde fica o escritório, trancou a porta, ligou para a polícia e deixou o celular ligado para o policial, do outro lado da linha, ouvir que se tratava de um assalto.

Enquanto um assaltante ficou no estabelecimento com a médica, o outro foi atrás do atendente e arrombou a porta. “Eles queriam o cofre e me ameaçaram dizendo que se eu não descesse iriam matar a mulher. Acho que estavam drogados”, disse o funcionário. Um dos ladrões conseguiu fugir levando Hyndai HB20 da vítima e R$ 300 do caixa.

Quando a polícia chegou, o atendente e a médica foram para o banheiro e começaram a gritar que havia refém no local. Houve confronto e o assaltante que tinha ficado na loja foi baleado. Ele foi socorrido pela equipe, mas não resistiu. “Só deu certo porque a polícia chegou rápido. Poderia ter acontecido coisa pior”.

Nos siga no Google Notícias