ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Postos foram interditados por contaminação do lençol freático

Nadyenka Castro e Elverson Cardozo | 26/04/2012 17:39

De acordo com o MPE, os comércios se comprometeram a trocar os reservatórios de combustíveis, mas, seis não fizeram

Posto na Cidade Morena funcionava normalmente no início da manhã. (Foto: Pedro Peralta)
Posto na Cidade Morena funcionava normalmente no início da manhã. (Foto: Pedro Peralta)

Os postos de combustíveis interditados pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), a pedido do MPE (Ministério Público Estadual), em Campo Grande, estão com problemas na contaminação do lençol freático.

De acordo com o MPE, estes estabelecimentos se comprometeram a trocar os tanques por outros ecologicamente corretos, mas, ainda não fizeram.

Gerente do Petroalcool, um dos postos apontados pelo MPE como irregular, Tiago da Silva Taveira, diz que administra o local há um ano e três meses e desde então sabe da situação, mas, acreditava que o prazo para adequação era até outubro.

Segundo ele, os três tanques que têm no posto serão trocados por maiores e conforme indicado pelo MPE. Ele fala que já foram gastos R$ 80 mil com a troca de quatro bombas de combustíveis e a previsão é que sejam investidos mais R$ 120 mil com os tanques.

Tiago afirma que a fiscalização esteve no comércio dele, mas, não houve interdição. A reportagem do Campo Grande News esteve no local na manhã desta quinta-feira e o estabelecimento estava funcionando normalmente. A equipe foi também em outros dois postos, que estavam interditados.

Querência 2, um dos postos interditados pela Semadur, a pedido do MPE. (Foto: Pedro Peralta)
Querência 2, um dos postos interditados pela Semadur, a pedido do MPE. (Foto: Pedro Peralta)

Conforme o MPE, seis postos foram interditados. acordo com o MPE, os comércios foram fechados por ausência de licença de ambiental e descumprimento dos TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) firmados em 2009, mesmo depois de terem sido propostas as execuções judiciais para forçar o cumprimento das normas ambientais.

Há três anos foram assinados 120 TACs com postos de combustíveis em Campo Grande, numa atuação coordenada entre a Semadur e as Promotorias de Justiça de Meio Ambiente.

O Promotor de Justiça Alexandre Raslan afirma que a grande maioria dos postos de combustíveis vem cumprindo o TAC e recebendo as licenças ambientais para operação.

Entre os postos, que, segundo o MPE, foram interditados estão: O Petroalcool, localizado na rua Fraiburgo no bairro Cidade Morena, o Querência 2, na rua João Lemes de Rezende, bairro Jardim Itamaracá, o posto Querência, na rua Silvia Jardim, no Jardim América, o posto Carreteiro, localizado na avenida Costa e Silva, no bairro Santa Felicidade e o posto Flamboyant, que fica na rua General Paulo Xavier.

Nos siga no Google Notícias