A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/02/2013 17:49

Prefeito determina fechamento imediato de boates irregulares

Fabiano Arruda e Francisco Junior

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), afirmou, nesta sexta-feira, que determinou o fechamento imediato de boates que estiverem irregulares em questões de segurança e não atenderem exigências previstas em lei.

A determinação ocorreu durante reunião, de cerca de duas horas, com integrantes da Polícia Militar, Deops (Delegacia de Ordem Política e Social), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Na quarta-feira (30), relatório dos Bombeiros apontou irregularidades em oito casas de shows vistoriadas na Capital. Entre os problemas estão falhas nos projetos de proteção contra incêndio e pânico, a obstrução de extintores, falta de placa indicativa do limite máximo de pessoas no ambiente e falta de declaração de desativação da central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

As fiscalizações foram realizadas em oito estabelecimentos que já possuíam notificações. São elas a casa de shows TTriu’s Hall, a boate Move, o Cabaret, a casa noturna Bar Fly, o antigo Buffet Palacius e atual Verssallité Buffet, a boate Level, o Clube Libanês e o Loft Garden.

Bernal, no entanto, não citou os nomes das boates identificadas após a reunião desta tarde. “É para garantir a segurança da população”, justificou a decisão.

Segundo o presidente do Crea, Jary Castro, uma das soluções apontadas no encontro foi estabelecer um protocolo padrão para liberação dos alvarás. Dessa forma, a ideia é tornar a fiscalização muito mais rigorosa, mas acelerar a liberação no caso das boates que estiverem de acordo com as exigências.

Outra deliberação foi a formação de uma comissão para debater os parâmetros do protocolo. Nova reunião para tratar do assunto foi marcada para a próxima terça-feira (5) na Prefeitura.

Foi abordada também a possibilidade de implantar modelo semelhante executado em São Paulo (SP), onde os alvarás são disponibilizados para consulta e impressão pela internet.

Além disso, outra intenção é determinar que casas noturnas em Campo Grande fixem, de forma que gere bastante visibilidade ao público, placas com a identificação dos alvarás ou mensagens que indiquem que os estabelecimentos têm autorização para funcionar.

O presidente do Crea/MS também revelou que as boates no município de Corumbá serão fiscalizadas a partir da próxima segunda-feira de olho nas festas de Carnaval.

Autoridades adotaram iniciativas desde o início da semana para fechar o cerco no combate a casas noturnas irregulares em Campo Grande devido à tragédia no município de Santa Maria (RS), onde um incêndio matou 235 pessoas na boate Kiss.



Parabéns pela atitude prefeito, faço parte deste meio, sou músico, acredito que a segurança das pessoas sempre esteja em primeiro lugar. claro que as casas depois de se regularizarem devem ser liberadas.
 
Willian Portela em 01/02/2013 20:54:57
e o show do tal Tiesto?entra na lista ou lá não tem preocupação com segurança, está tudo bem, tudo legal?parece que a única preocupação é a entrada de menores, mas e o resto das situações:alvará, licenças e autorizações, pessoal qualificado para atender possiveis problemas, a presença do corpo de bombeiros e do samu, como fica?depois da audiência pública de hoje, só falta ficar no discurso também.
 
Carlos Henrique em 01/02/2013 19:56:55
Louvável a postura das entidades envolvidas, e esperamos que seja um trabalho permanente. A fiscalização pode ser ajudada pela população q frequenta esses ambientes, que também deve cobrar atitudes semelhantes.
 
rogerio candido da silva em 01/02/2013 18:18:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions