A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

29/05/2012 13:36

Prefeito promete encerrar mandato com questão do lixo resolvida

Paula Vitorino
Prefeito participou de lançamento de guia pedagógico sobre resíduos sólidos. (Foto: Paula Vitorino)Prefeito participou de lançamento de guia pedagógico sobre resíduos sólidos. (Foto: Paula Vitorino)

Em declaração na manhã de hoje, o prefeito Nelson Trad Filho afirmou que “é questão de honra resolver a questão do lixo em Campo Grande até o fim do meu mandato”.

Ainda dependendo da resolução de processo licitatório e conclusão de obras, o prefeito estipulou como prazo máximo o mês de dezembro. “Até lá vai estar tudo certo”, garantiu.

A Prefeitura está concluindo a construção de usina de processamento de lixo e de dois novos aterros sanitários – Dom Antônio Barbosa II e Erêguaçu.

Empresa privada, escolhida por licitação pública, será responsável pelos "serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, consistindo em coleta, transporte, destinação, tratamento e disposição final". Além disso, será desativado o lixão do Dom Antônio Barbosa I, onde está a maior parte do lixo da Capital.

O processo licitatório para as empresas interessadas apresentarem proposta está aberto desde o dia 24 deste mês e termina no dia 16 de junho. Então, a Prefeitura deve escolher a melhor proposta e firmar contrato de 25 anos, com previsão de faturamento mensal de R$ 5 milhões.

Trad ainda afirmou que a empresa ganhadora terá de “dar conta do lixo da Capital”. Ele ressalta que a correta destinação do lixo produzido, com o fim dos lixões a céu aberto, será a “redenção para os trabalhadores que sobrevivem de forma desumana catando lixo”. Esses trabalhadores serão empregados nas cooperativas de reciclagem, com prazo estimado de 2 anos para pleno funcionamento.

O prefeito ainda comentou sobre a possibilidade de utilizar o lixo produzido para gerar energia. “Questionaram o porquê de não aproveitarmos para geração de energia. Isso seria ótimo, mas estávamos muito primários nessa questão ainda, não tinha como sair do lixão já gerando energia. Então fizemos primeiro o arroz e feijão bem temperado, que vai nos dar muito orgulho”, frisou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions