ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prisões e denúncias contribuem para redução de 35% nos casos de estupro

Prisões e denúncias contribuem para redução de 35% nos casos de estupro

Renan Nucci | 06/07/2014 10:20
Prisão de estupradores conhecidos tem efeito pedagógico, aponta delegada Rosely Molina, da Deam. (Foto: Pedro Peralta)
Prisão de estupradores conhecidos tem efeito pedagógico, aponta delegada Rosely Molina, da Deam. (Foto: Pedro Peralta)

A coragem de denunciar e a ação efetiva da polícia e da justiça contribuíram para que o número estupros, tentativas de estupro e estupro de vulneráveis contra mulheres caísse 35% nos últimos meses, em Campo Grande. Apesar da redução, 50% dos autores são pessoas conhecidas das vítimas, aponta a Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher).

Segundo a delegada Rosely Molina, titular da Deam, de janeiro a junho de 2014 foram registrados 31 casos. No mesmo período do ano passado haviam sido 48. Ela explica que a prisão de estupradores conhecidos, como o “Maníaco da Chácara” e o “Maníaco da Linha 087”, que juntos atacaram pelo menos 20 mulheres, tiveram cunho pedagógico.

A delegada comenta que sempre faz questão de divulgar quando prende pessoas como estas, com o objetivo de mostrar que polícia é atuante e que crimes assim estão sendo, de fato, punidos. “Isso inibe a ação de alguns homens e faz com que eles fiquem temerosos e hesitem em agir”, avaliou.

Outro fator que contribuiu para esta redução foi o trabalho de conscientização e encorajamento junto às vítimas, para que elas relatem o ocorrido e auxiliem no trabalho das autoridades. “As campanhas, não só da Deam, mas de todas as entidades ligadas tema, estão surtindo efeito e as mulheres estão mais corajosas. Elas sabem que se ajudarem a polícia, a possibilidade do acusado ser preso é grande”, afirmou.

Perfil – Molina também traçou um perfil dos autores. Ele alega que são homens de várias idades e diferentes classes sociais, mas que possuem uma característica em comum: praticamente a metade deles sua a vítima. “Tivemos muitos casos em que as mulheres foram atacadas por ex-maridos, ex-namorados, pais, parentes a amigos”, alertou.

O estupro é um crime bárbaro e que pode causar diversos traumas, por isso a delegada menciona que as mulheres podem tomar alguns cuidados que ajudam na prevenção. “Evite andar em locais ermos e pontos de ônibus isolados, por exemplo, principalmente durante a noite. Procure vias movimentadas e sempre observe quem caminha ao seu redor. Tente manter a atenção e não se distraía com celulares. Se suspeitar de alguém, chame a polícia”.

Nos siga no Google Notícias