ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Procura de mulheres pelo exame de câncer de mama caiu 10% em um ano

De janeiro a agosto, foram realizadas 9.162 mamografias.

Anahi Gurgel | 24/10/2017 13:27
Paciente raliza exame para detectar câncer de mama. Procura teve redução de 10% em relação ao ano passado. (Foto: Divulgação)
Paciente raliza exame para detectar câncer de mama. Procura teve redução de 10% em relação ao ano passado. (Foto: Divulgação)

Um dado alarmante vem à tona nos últimos dias do movimento Outubro Rosa: as campo-grandenses estão procurando menos as unidades de saúde para realização do exame de câncer de mama. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a procura até o mês de agosto caiu 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os números foram divulgados pela gerência de Controle e Avaliação da Atenção à Saúde, conforme levantamento da produção ambulatorial de procedimentos. Entre janeiro e agosto deste ano, foram realizadas 9.162 mamografias, sendo 8.080 bilateral para rastreamento. 

A redução é de cerca de 10% em comparação com o mesmo período de 2016, quando foram feitas 10.007 mamografias, sendo 8.906 bilateral para rastreamento.

“Essa queda na procura pelos exames preocupa as autoridades em saúde, haja vista que existe oferta suficiente de vagas na Rede Pública de Saúde, o que reforça a necessidade do estímulo e orientação sobre a necessidade da prevenção”, divulgou a Sesau.

Essa baixa procura vem na contramão do número de mortes em mulheres em decorrência de câncer na Capital. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 37 óbitos por câncer de mama e 19 por câncer no colo do útero, totalizando 56 casos.

Durante todo 2016, 111 mulheres faleceram, sendo 86 por câncer de mama e 25 por colo de útero.

A maior incidência de óbitos por câncer de mama está na faixa etária de mulheres com mais de 65 anos (31 casos), o que representa cerca de 40% do total de mortes, seguido de 45 a 55 anos (22 casos); 55 a 64 (19 casos); 25 a 44 (10 casos); 25 a 34 (4 casos), totalizando 86 mortes. Já por câncer de colo de útero a incidência é entre as mulheres de 45 e 55 anos (8), acompanhada por 35 a 44 anos (7), considerando os dados de 2016.

Como fazer exame? Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) da Capital oferecem serviços de prevenção e promoção à saúde integral da mulher.

É possível agendar gratuitamente consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos, além de encaminhamentos aos serviços de referência para confirmação do diagnóstico e tratamento.

No ano passado, do total de mulheres que realizaram mamografia de rastreamento, 16% foram diagnosticadas com câncer de mama. Em Campo Grande, a fila para realização do exame gira em torno de 5 dias. O tempo de espera para obtenção do resultado é de até 30 dias.

Nos siga no Google Notícias