ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto coleta frutas e verduras na Ceasa, para entrega gratuita à famílias

Realizado pela FAC, kits de verduras, legumes e frutas serão distribuídos durante evento "Todos em Ação"

Por Mylena Fraiha e Ana Beatriz Rodrigues | 02/03/2024 10:19
Kit de alimentos oferecido no "Todos em Ação" inclui laranja, limão, tomate, cenoura e repolho (Foto: Alex Machado)
Kit de alimentos oferecido no "Todos em Ação" inclui laranja, limão, tomate, cenoura e repolho (Foto: Alex Machado)

Projeto tem combatido o desperdício e levado o que seria descartado para a mesa de comunidades empobrecidas em Campo Grande. Os produtos são parte de projeto da FAC (Fundo de Apoio à Comunidade).

A supervisora da UTA (Unidade Técnica de Agricultura Urbana), Deise Ferreira da Costa, de 40 anos, explica que para participar da distribuição, é necessário realizar um cadastro prévio fornecendo nome, telefone e endereço.

Esse cadastro habilita os participantes a receberem um kit de verduras e legumes ao final de mutirões como o realizado neste sábado (2), no Caiobá. O "Todos em Ação" vai além dos serviços básicos, como atendimento médico e renegociação de dívidas, ao incluir a distribuição gratuita de legumes, frutas e verduras para os participantes.

Famílias receberam laranja, limão, tomate, cenoura e repolho.

Deise explica que é preciso fazer um cadastro prévio para receber o kit de alimentos (Foto: Alex Machado)
Deise explica que é preciso fazer um cadastro prévio para receber o kit de alimentos (Foto: Alex Machado)

No entanto, a distribuição de alimentos não é um componente fixo do evento. Segundo Deise, representantes da FAC fazem uma visita à Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) de segunda a sexta-feira para obter os alimentos.

Posteriormente, os produtos são encaminhados à Unidade de Tratamento, para limpeza, seleção e embalagem. A entrega é direcionada a famílias de baixa renda cadastradas no FAC. "A maior parte dos alimentos é entregue aos líderes comunitários, que estão cadastrados e fazem a distribuição para as famílias", esclarece Deise.

Para realizar o cadastro, os interessados podem dirigir-se à sede do FAC, localizada ao lado do Instituto Mirim, na Avenida Fábio Zahran, na Vila Carvalho. O cadastro será avaliado levando em consideração a situação socioeconômica e, posteriormente, será aprovado.

Além da distribuição de alimentos, outras ações ambientais estão sendo realizadas durante o evento deste sábado. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) oferece mudas frutíferas aos participantes, enquanto a Solurb disponibiliza sacos de adubo.

Kits de alimentos oferecido no "Todos em Ação" são expostos em mesa (Foto: Alex Machado)
Kits de alimentos oferecido no "Todos em Ação" são expostos em mesa (Foto: Alex Machado)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias