ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Recesso escolar acende o alerta para perigo de afogamento com crianças

Corpo de Bombeiros emitiu comunicado neste sábado, para que pais ou responsáveis se atentem aos pequenos

Karine Alencar | 09/07/2022 13:20
Criança mergulhando durante momento de lazer em piscina na supervisão de adultos (Foto: Asom/Governo do Estado)
Criança mergulhando durante momento de lazer em piscina na supervisão de adultos (Foto: Asom/Governo do Estado)

O período de recesso escolar, que começa nesta segunda-feira (11) em Mato Grosso do Sul e vai até o dia (26), é uma das épocas em que as crianças e adolescentes mais buscam por diversão, mas é importante ficar ligado. A época acende o alerta de autoridades e o Corpo De Bombeiros chegou a fazer um comunicado neste sábado (9), para que a atenção seja redobrada a fim de evitar afogamentos.

A lista reúne uma série de medidas preventivas em caso de acidentes como esse em piscinas, rios e balneários, bem como alguns cuidados com o veículo, residências e os pequenos.

Conforme recomendação do Corpo de Bombeiros, a pessoa só deve tentar salvar a vítima se for habilitado e estiver em boas condições físicas para a ação; caso contrário, se for possível a aproximação, a orientação é lançar algum objeto flutuante (boia, isopor, prancha, etc) ou algo que possa agarrar e ser tracionada para a margem (cordas, galhos com boa resistência, etc).

Além disso, é necessário acionar o guarda vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone de emergência 193; as piscinas de clubes e condomínios devem possuir acessos restritos e placas com informações; pais ou responsáveis devem dedicar atenção integral às crianças enquanto elas estiverem na água, isso porque, a existência de guarda-vidas não substitui a atenção e responsabilidade dos pais.

O comunicado ressalta ainda, que a população não use bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água; obedeça às orientações e determinações dos guarda-vidas; respeite as sinalizações de alerta e proibição.

Vale lembrar também que, é importante evitar brincadeiras que coloquem a segurança em risco, como “briga de galo”, “caldo”, competições de apneia (segurar o fôlego), entre outras. Evitar mergulhos “de ponta” em locais que não possuam conhecimento sobre a profundidade e relevo subaquático.

Em rios, balneários e piscinas- O recomendado é se alimentar com moderação, preferir comidas leves e não mergulhar alcoolizado; sempre que for nadar, avisar um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para retorno; crianças não devem brincar em piscina sem a supervisão de um adulto. Mas não se deve deixá-las sob cuidados de pessoas estranhas.

Em casa- Se for viajar, o proprietário do imóvel precisa se certificar que o registro do gás de cozinha está fechado, não deixar equipamentos elétricos ligados, nem brasas em fogões, lareiras, cinzeiros ou velas acesas.

Nos siga no Google Notícias