ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Salário e currículo atraem candidatos em nova prova para Conselho Tutelar

Teste é aplicado na Escola Municipal Arlindo Lima, centro de Campo Grande, com 265 candidatos inscritos

Jones Mário | 28/07/2019 15:57
Candidatos observam distribuição de salas antes de entrar para aplicação da prova (Foto: Jones Mário)
Candidatos observam distribuição de salas antes de entrar para aplicação da prova (Foto: Jones Mário)

O segundo processo seletivo este ano para escolha de conselheiros tutelares de Campo Grande realiza prova na tarde deste domingo, na Escola Municipal Arlindo Lima, centro da Capital. O salário de R$ 7 mil e a oportunidade de dar salto na carreira atraíram 265 inscritos.

A primeira prova foi realizada no dia 16 de junho, mas somente cinco pessoas foram aprovadas. Total de 215 candidatos haviam se registrado para o processo anterior. Como o edital previa preencher cinco vagas para membros titulares e dez para suplentes, o trâmite foi suspenso e uma nova seleção aberta no dia 1º de julho.

A pedagoga Rejane Letícia Guedes, 38 anos, chegou cedo para não perder o horário da prova, marcada para começar às 14h. “Eu estava muito estressada, trabalho há 16 anos dentro de sala de aula para alunos até o 5º ano. Fui atraída pelo salário, de R$ 7 mil, e porque é um avanço na carreira”, conta.

Pedagoga, Rejane Letícia foi atraída pelo salário oferecido (Foto: Jones Mário)
Pedagoga, Rejane Letícia foi atraída pelo salário oferecido (Foto: Jones Mário)

A professora de Educação Física, Micaella dos Santos Goulart, 25, comemorou o tempo maior para se preparar. “Eu já vinha estudando para a primeira prova e, como abriu outra, deu tempo para estudar ainda mais”.

Já conselheiro da região do Bandeira, Higor Sanches, 23, se inscreveu para continuar no cargo por mais quatro anos, mas não acredita que leva vantagem sobre os demais candidatos. “Vai depender da prova. Cada banca é uma banca”.

Os três foram unânimes em reclamar sobre a primeira prova. Para Rejane Letícia, haviam muitas questões com duplo sentido. Micaella chegou a recorrer do resultado e apontou que algumas perguntas tinham até três respostas corretas. Sanches detalhou que a maioria do conteúdo não estava de acordo com as atribuições do cargo de conselheiro.

Higor Sanches já é conselheiro e tenta se manter na função (Foto: Jones Mário)
Higor Sanches já é conselheiro e tenta se manter na função (Foto: Jones Mário)

A chegada dos candidatos para a prova foi tranquila. Alguns levavam garrafinhas d’água. A Guarda Municipal prestou apoio no acesso à escola.

Segundo equipe de apoio do Instituto Águia, banca examinadora do teste, os inscritos foram distribuídos em grupos de 30 a 35 em cada sala. A prova é toda objetiva e a aplicação dura até 17h. Os cinco habilitados na primeira seleção não precisaram passar pelo novo processo.

O gabarito da prova deve ser publicado na terça-feira (30), conforme cronograma. A lista definitiva dos candidatos aprovados está prevista para sair no dia 5 de agosto. Os habilitados ainda precisarão passar por prova prática de informática, avaliação psicológica e entrevista.

Já a eleição entre os candidatos está marcada para o dia 6 de outubro. A diplomação e posse dos escolhidos será em janeiro de 2020, para mandato até o fim de 2023.

Chegada dos candidatos para a prova foi tranquila e sem atrasos (Foto: Jones Mário)
Chegada dos candidatos para a prova foi tranquila e sem atrasos (Foto: Jones Mário)

Critérios - Os requisitos básicos para participar da seleção são: ter reconhecida idoneidade moral; idade superior a 21 anos; residir em Campo Grande; ter diploma de nível superior; comprovar experiência na área da Infância e Adolescência mediante carta de apresentação de três entidades registradas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); e não ter sido penalizado no exercício da função de conselheiro tutelar nos cinco anos anteriores ao processo.

Os conselheiros eleitos terão regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais.

Nos siga no Google Notícias