ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Santa Casa amanhece com emergência “fechada” pelo quinto dia seguido

A restrição no atendimento tem rendido polêmica, vídeo do prefeito e confusão

Aline dos Santos e Guilherme Henri | 07/08/2017 09:26
Santa Casa restringe atendimento desde o dia 3 de agosto. (Foto: André Bittar)
Santa Casa restringe atendimento desde o dia 3 de agosto. (Foto: André Bittar)

Com restrição no atendimento desde a última quarta-feira (dia 2), a Santa Casa de Campo Grande entra no quinto dia de Pronto-Socorro “fechado” à demanda espontânea, ou seja somente pacientes enviados pela regulação são atendidos.

Para demais casos de urgência e emergência, a reportagem apurou que a orientação repassada à portaria nesta segunda-feira (dia 7) é que o quadro do paciente seja informado por telefone ao médicos, que avaliam a gravidade.

O hospital recebe repasse mensal de R$ 20,2 milhões da prefeitura e, num novo contrato, solicitou reajuste para R$ 23 milhões. Contudo, o poder público não aumentou o valor, sob compromisso de reduzir a demanda de atendimento em 30%.

Na semana passada, uma faixa informando superlotação e falta de vagas foi colocada no portão em frente ao hospital. O portão foi instalado em maio deste ano, para que somente pacientes regulados ou casos urgentes fossem atendidos. Com a estratégia para que o Pronto-Socorro deixasse de ser um “postão”, o nome do serviço foi alterado para “Urgência e Emergência”.

A restrição no atendimento tem rendido polêmica. No sábado, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) divulgou vídeo com apelo para a Santa Casa e anunciou que vai procurar auxílio do MPF (Ministério Público Federal) nesta segunda-feira.

“Vocês sabem que a nossa cidade passa por um dos momentos mais difíceis nos últimos anos e não estamos medindo esforços para reconstruir a nossa cidade. Só junto vamos conseguir levantar Campo Grande, é hora de se unir para superar essa crise e não há nada mais triste do que buscar socorro para um irmão nosso, para alguém que a gente ama e não encontrar”, disse Marquinhos no vídeo.

Na noite de sábado, equipe de bombeiro forçou a abertura do portão e prendeu dois funcionários por desobediência. Agora, o portão é aberto de forma manual e segue calçado com uma pedra.

Ainda no fim de semana o Campo Grande News recebeu fotos que mostram corredores desertos e macas encostadas.

Sem melhora – A Santa Casa informa que é hospital de referência para urgência e emergência, segmento que continua lotado.

Na área vermelha, destinada a pacientes graves, são seis leitos, mas são 15 pacientes, com 12 entubados e um no ambu, que recebe a ventilação de forma manual. Os pacientes foram distribuidos por três centros cirúrgicos e não há vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Para o hospital, o portão não está fechado, pois a unidade segue recebendo pacientes regulados e referenciados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Neste cenário, não informa quando chega ao fim a restrição no atendimento.

Nos siga no Google Notícias