A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

29/09/2014 23:53

Saúde fecha acordo e assegura 40 leitos para pacientes graves no Regional

Eduardo Penedo

Os secretários estadual e municipal de Saúde Antônio Lastória e Jamal Salem acordaram , em reunião ocorrida nesta segunda-feira(29), que o Hospital Regional irá disponibilizar 40 novas vagas para pacientes em estado grave. Essas vagas serão encaminhadas pelo sistema de regulação do Estado e Município. A previsão é que esses leitos estejam disponíveis já no dia 13 de outubro. O intuito dessas adaptações é buscar alternativas e soluções para suprir o déficit de 50 leitos em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) em Campo Grande. “Estamos empenhados na solução desse entrave o quanto antes, seja com medidas paliativas ou efetivas. Uma das saídas seria a conclusão do Hospital do Trauma, visto que boa parte dos pacientes que ocupam vagas hospitalares são da ortopedia”, explica Jamal Salém.

Com a adequação, o Hospital deixará de atender a demanda espontânea de casos que não sejam considerados de urgência e emergência, por meio da classificação que os avaliam como pacientes fichas azuis e verdes. Esses pacientes deverão se dirigir aos CRSs (Centros Regionais de Saúde) do Coophavila ou Aero Rancho, unidades que são próximas ao Hospital Regional.

Os leitos que passarão por adequação para atender urgência e emergência estão atualmente estruturados em: 24 leitos da ala verde; 12 da amarela e quatro da vermelha, somando os 40 que serão adequados para atender casos graves. Já os 18 leitos da ala azul não serão remanejados, pois servirão de repouso e fluxo de pacientes que apresentarem melhora no quadro clínico.

Outras nove vagas para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) também estão previstas. Essa adequação está programada para os próximos meses, visto que a estrutura física e de profissionais que o espaço exige é mais amplo.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions