ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Seguranças de empresário foram presos por ameaçar esposa de guarda

Testemunha-chave na investigação sobre origem de arsenal, mulher passou três dias sendo vigiada e coagida

Anahi Zurutuza e Mirian Machado | 24/05/2019 10:26
Armas e munições apreendida com o guarda municipal Marcelo Rios no domingo (19) (Foto: Clayton Neves)
Armas e munições apreendida com o guarda municipal Marcelo Rios no domingo (19) (Foto: Clayton Neves)

Além dos dois guardas municipais presos pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos de Repressão a Roubo à Banco, Assaltos e Sequestros) na noite desta quarta-feira (22), um quarto integrante da “escolta” de empresário de Campo Grande está na mira da investigação de quadrilha com característica de milícia.

O trio foi preso em flagrante por ameaçar testemunha-chave no inquérito sobre a origem de arsenal apreendido no domingo (19) com Marcelo Rios, também guarda municipal.

Os guardas municipais Rafael Antunes Vieira e Robert Vitor Kopetski, além de Flavio Narciso Morais da Silva, passaram por audiência de custódia na manhã desta quinta-feira (24) e tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva.

Robert passará por exames no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) porque diante do juiz, alegou ter sido agredido por policiais do Garras. 

Munições de grosso calibre apreendidas pelo Garras (Foto: Clayton Neves)
Munições de grosso calibre apreendidas pelo Garras (Foto: Clayton Neves)

Coação e ameaças – Testemunha-chave na investigação sobre o arsenal, a mulher de Marcelo Rios passou a ser vigiada pelo trio assim que deixou Garras na madrugada da segunda-feira (20).

Conforme consta no registro dos flagrantes, ela passou a receber dinheiro, foi forçada a deixar sua casa e trocar o número de telefone, “tudo sob ameaça de morte”. A polícia registrou ainda que há “fortes suspeitas” de que o trio estava coagindo a testemunha por ordens do patrão e do filho dele, que os homens que atuavam como motoristas e seguranças chamam de “Guri”.

Detalhes - Conforme o registro, policiais do Garras constataram pela primeira vez que a mulher estava sendo vigiada na noite de segunda-feira, quando decidiram ir até a casa dela temendo que algo pudesse acontecer em razão do depoimento prestado pela mesma naquele dia.

No local, os investigadores abordaram o motorista de um Renault Sandero vermelho que estava estacionado em frente à casa da testemunha. O condutor, depois identificado como Flavio, disse ser vizinho e amigo da família. A mulher confirmou.

Ela, contudo, foi levada para a delegacia com os filhos, e lá, revelou que o homem integrava a “escolta” para a qual o marido também trabalhava.

Ainda conforme depoimentos, naquele mesmo dia, por volta das 23h, Flavio foi novamente até a casa da testemunha e disse a ela que seria o responsável por tudo que ela precisasse. No dia seguinte, o investigado levou a mulher até o Fórum, na tentativa de fazer com que ela passasse recado para o marido, antes ou depois da audiência de custódia. A estratégia não deu certo.

Na terça-feira, Rafael e outro integrante da “escolta”, conhecido como Vlade, abordaram a mulher junto com Flavio numa agência bancária e reforçaram que ela seria amparada. Disseram ainda que por ordens de “Guri”, encontrariam uma nova casa para ela e um novo número de celular, mas ela não deveria manter contato com ninguém, “muito menos com policiais”.

A testemunha chegou a dizer que Flavio estava cumprindo as ordens de “Guri” porque tinha objetivo de ascender na hierarquia da organização criminosa.

Fuzis apreendidos na operação de domingo (Foto: Garras e Batalhão de Choque/Divulgação)
Fuzis apreendidos na operação de domingo (Foto: Garras e Batalhão de Choque/Divulgação)

Na quarta-feira (22), policiais tentaram localizar a mulher, na casa dela e na residência dos pais, mas não conseguiram. Desta vez, o motorista Sandero vigiava o imóvel da família da testemunha e foi quando os policiais civis abordaram e prenderam Flavio.

A mulher foi encontrada logo depois e relatou ameaça recebida de outro homem, que não soube dizer o nome. “Se você abrir a boca, você morre”, teria dito esta pessoas ao abordá-la na porta de casa.

Rafael e Robert foram identificados e presos mais tarde numa festa no Bairro Coophasul.

Milícia - O termo refere-se a organizações compostas por cidadãos comuns armados ou com poder de polícia, mas que não agem pelo interesse público necessariamente. As investigações apontaram, segundo o registro, que a maior parte dos seguranças do empresário são guardas municipais e que o grupo pratica crimes a mando dos patrões, dentre eles a execução de rivais da organização criminosa.

Movimentação na cena da execução da Matheus Xavier na noite do dia 9 de abril (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Movimentação na cena da execução da Matheus Xavier na noite do dia 9 de abril (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Arsenal - Numa operação do Garras com o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, foram encontrados em uma casa na Rua José Luiz Pereira dois fuzis AK-47 calibre 76, quatro fuzis calibre 556, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 22, 17 pistolas, um revólver calibre 357 e várias munições (15 de calibre 762, 392 com calibre 762/39 para AK-47, 152 de calibre 556, 115 de calibre 12, 539 munições de calibre 9 mm, 37 de calibre .40 e 12 calibre 45), além de silenciadores, lunetas e bloqueadores de sinal eletromagnético, capazes de conter o sinal das tornozeleiras eletrônicas. As armas estavam municiadas e prontas para uso.

A suspeita da polícia é que armas tenham sido usadas em pelo menos três execuções em Campo Grande. Os AK-47 têm o mesmo calibre usado nos assassinatos do chefe da segurança da Assembleia Legislativa, o subtenente Ilson Martins Figueiredo, de Orlando Silva Fernandes, o “Bomba”, e de Matheus Coutinho Xavier, filho de um capitão reformado da Polícia Militar.

O armamento passará por comparação balística para confirmar se foi usado em crimes.

Nos siga no Google Notícias