A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

28/10/2013 11:11

Sindicato dos Médicos denuncia ao MPE estrutura precária em UPA

Aline dos Santos
UPA do Coronel Antonino tem déficit de profissionais. (Foto: Cleber Gellio)UPA do Coronel Antonino tem déficit de profissionais. (Foto: Cleber Gellio)

Aparelhos quebrados, falta de material e déficit no quadro de profissionais. O cenário da UPA Coronel Antonino foi constatado em vistoria do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos), que denunciou a situação ao MPE (Ministério Público do Estado).

“Notamos que a situação é precária: macas sem lençol, desfibrilador funcionando pela metade, material de limpeza insuficiente e torneiras quebradas foram alguns dos problemas que relatamos", afirma o presidente do sindicato, Marco Antônio Leite. Ainda de acordo com ele, nenhuma das unidades visitadas segue os protocolos do Ministério da Saúde.

A UPA Coronel Antonino, que funciona desde 2006, deveria ter 30 profissionais. Contudo, na data da inspeção, eram 21 pessoas trabalhando.

“Situação que compromete significativamente o atendimento. A saúde precisa da sincronia de toda equipe multidisciplinar, e quando este time está incompleto a população fica prejudicada”, salienta Marco Leite. A UPA é destinada aos atendimentos de urgência e emergência, num serviço intermediário entre a atenção básica e a unidade hospitalar.

Além de denunciar a falta de estrutura, o sindicato aponta perseguição da Prefeitura aos médicos. Eles relatam punições, que vão de sindicância a suspensão de trabalho, por revelarem os problemas. Por hoje ser ponto facultativo, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Agora é tarde pra reclamar meus amigos... deixa os estrangeiros virem...
 
Frank William em 28/10/2013 13:03:30
Louvável a atitude do Sindicato dos Médicos, deveria servir de exemplo a todos, pois se um dos profissionais ousar se pronunciar certamente seria injustamente perseguido , perderia o emprego, e o que é pior o mentiroso de plantão surgirá nos telejornais afirmando que esta tudo normal, remedio sobrando, equipamentos novos etc etc etc E a verdade ficará submersa no lamaçal das mentiras.
 
Horlando P. de Mattos em 28/10/2013 12:53:54
Duvido que as punições aos médicos seja por relatar as condições da UPA, deve ser por falta mesmo né?Já que na administração anterior estavam acostumados a fazer isso.
 
Marcia França em 28/10/2013 12:50:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions