ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Solidários ao povo paraguaio, campo-grandenses fazem manifestação contra golpe

Viviane Oliveira | 30/06/2012 11:46
A manifestação reuniu vários representantes de entidades de movimento sociais. (Foto: Viviane Oliveira)
A manifestação reuniu vários representantes de entidades de movimento sociais. (Foto: Viviane Oliveira)

Solidárias ao país vizinho e simpatizantes de Fernando Lugo, várias entidades de movimentos sociais se reuniram na manhã deste sábado (30) no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a 14 de Julho, para protestar contra o impeachment do ex-presidente do Paraguai.

Cerca de 30 manifestantes campo-grandenses com apitaços exibiam faixas com os dizeres: “Golpe Jurídico Parlamentar no Paraguai, contra o povo e a favor dos grandes”. “Pela solidariedade internacional entre os povos da América Latina”. “Volta imediata do presidente Fernando Lugo, não ao golpe de estado!”

A situação política de Lugo se agravou devido a um confronto entre agentes policiais e agricultores, no Nordeste do país, no último dia 15. O confronto provocou 16 mortes. Para os políticos de oposição, Lugo não administrou o confronto de forma correta, permitiu a violência e, consequentemente, as mortes.

Para os participantes do protesto, o que houve no Paraguai foi um golpe de estado e que por trás desse ato há interesses econômicos de grupos vinculados ao agronegócio, o latifúndio, o narcotráfico e o poder das empresas que querem seguir lucrando com a principal riqueza e meio de produção do país, que é a terra.

De acordo com a professora aposentada, Antônia Joana da Silva, o objetivo é alertar a sociedade para o golpe que foi dado no Paraguai. “O presidente foi caçado em duas horas, ele não teve tempo para se defender. Isso não é democracia”, questiona.

O presidente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Borralho, disse que o objetivo da manifestação é levar a público o golpe que houve e se solidarizar com o povo Paraguai respeitando a autodeterminação dos povos. “O povo está anestesiado. Eles estão precisando de apoio”, destaca.

Motivados pelo espírito de solidariedade internacional o grupo condena o golpe de estado e solidarizam com as organizações populares que decidem resistir pacificamente à quebra do processo democrático no Paraguai.

“Nós apoiamos a democracia e a luta de terra. O objetivo é mostrar que o Brasil não apóia o golpe do Paraguai e mostrar para a sociedade o que realmente esta acontecendo no país”, destaca o representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Sul), Renan Araújo.

Protesto no Paraguai - No último domingo (24) simpatizantes do ex-presidente se reuniram em frente à sede da TV Pública, no centro de Assunção, capital paraguaia, eles cantaram o Hino Nacional, estenderam faixas em apoio a Lugo e com críticas ao novo governo e prometeram manter as manifestações pacíficas. A bandeira do Paraguai foi colocada em lugar de destaque durante o protesto.

Nos siga no Google Notícias