A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

30/06/2012 11:46

Solidários ao povo paraguaio, campo-grandenses fazem manifestação contra golpe

Viviane Oliveira
A manifestação reuniu vários representantes de entidades de movimento sociais. (Foto: Viviane Oliveira)A manifestação reuniu vários representantes de entidades de movimento sociais. (Foto: Viviane Oliveira)

Solidárias ao país vizinho e simpatizantes de Fernando Lugo, várias entidades de movimentos sociais se reuniram na manhã deste sábado (30) no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a 14 de Julho, para protestar contra o impeachment do ex-presidente do Paraguai.

Cerca de 30 manifestantes campo-grandenses com apitaços exibiam faixas com os dizeres: “Golpe Jurídico Parlamentar no Paraguai, contra o povo e a favor dos grandes”. “Pela solidariedade internacional entre os povos da América Latina”. “Volta imediata do presidente Fernando Lugo, não ao golpe de estado!”

A situação política de Lugo se agravou devido a um confronto entre agentes policiais e agricultores, no Nordeste do país, no último dia 15. O confronto provocou 16 mortes. Para os políticos de oposição, Lugo não administrou o confronto de forma correta, permitiu a violência e, consequentemente, as mortes.

Para os participantes do protesto, o que houve no Paraguai foi um golpe de estado e que por trás desse ato há interesses econômicos de grupos vinculados ao agronegócio, o latifúndio, o narcotráfico e o poder das empresas que querem seguir lucrando com a principal riqueza e meio de produção do país, que é a terra.

De acordo com a professora aposentada, Antônia Joana da Silva, o objetivo é alertar a sociedade para o golpe que foi dado no Paraguai. “O presidente foi caçado em duas horas, ele não teve tempo para se defender. Isso não é democracia”, questiona.

O presidente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Borralho, disse que o objetivo da manifestação é levar a público o golpe que houve e se solidarizar com o povo Paraguai respeitando a autodeterminação dos povos. “O povo está anestesiado. Eles estão precisando de apoio”, destaca.

Motivados pelo espírito de solidariedade internacional o grupo condena o golpe de estado e solidarizam com as organizações populares que decidem resistir pacificamente à quebra do processo democrático no Paraguai.

“Nós apoiamos a democracia e a luta de terra. O objetivo é mostrar que o Brasil não apóia o golpe do Paraguai e mostrar para a sociedade o que realmente esta acontecendo no país”, destaca o representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Sul), Renan Araújo.

Protesto no Paraguai - No último domingo (24) simpatizantes do ex-presidente se reuniram em frente à sede da TV Pública, no centro de Assunção, capital paraguaia, eles cantaram o Hino Nacional, estenderam faixas em apoio a Lugo e com críticas ao novo governo e prometeram manter as manifestações pacíficas. A bandeira do Paraguai foi colocada em lugar de destaque durante o protesto.

Na presidência do Mercosul, Dilma promete esforço por eleição no Paraguai
A presidenta Dilma Rousseff assumiu hoje (29) a presidência pro tempore do Mercosul durante a reunião de cúpula do bloco em Mendoza, na Argentina. El...
Entidades discutem em Campo Grande situação política do Paraguai
Para analisar a atual situação político e social do Paraguai, várias organizações estão reunidas hoje (25), desde às 18h, na sede da CPT (Comissão Pa...
Brasil acompanhará Argentina e Uruguai em decisões sobre Paraguai
O governo do Brasil acompanha atentamente os desdobramentos políticos no Paraguai, mas só tomará iniciativas em conjunto com a Argentina e o Uruguai....


Entendo que o direito de protesto é livre e a crítica também. Da mesma forma é livre o direito do congresso paraguayo em cassar Lugo. O congresso representa o povo e por esmagadora maioria ( 39 x 2) decidiu afastar Lugo do Poder. Por este motivo entendo que foi legal. Ao povo Paraguayo boa sorte com o novo governo e aos manifestantes pela volta de Lugo minha crítica. Avante Paraguay!!!!
 
ademir gomes em 01/07/2012 11:32:10
Já fui universitário, estes estudantes são massa de manobra como eu já fui um dia.
Não sabem o que estão fazendo. Parabéns ao congresso paraguaio pela deposição do presidente. Se nosso congresso fosse igual ao deles, nosso ex-presidente não teria terminado o primeiro mandato.
 
edson navarini em 01/07/2012 11:02:00
com os brasileiros expulsos pelos campesinos e suas terras tomadas a força, o estopim desse conflito foi ele que acendeu com a lei proibindo estrangeiros de adquirir terras no Paraguay, o que no entender dos ignorantes campesinos era a ordem para atacar os brasiguaios e saquear seus bens. Isso com apoio do Lula que nada fez pelos brasiguaios que estao em Navirai em barracas.
 
Horlando P. de Mattos em 30/06/2012 12:55:00
Minha falecida mãe é paraguaia portanto tenho o sangue guarani e as pessoas não entendem que o Paraguay é um país independente, tem suas proprias leis, esse não foi o primeiro mau presidente deposto. A lei assegura essa obrigaçao ao congresso, esse falso padre ( teve vários filhos com campesinas pobres) portanto foi um pessimo padre, como lider dos campesinos editou uma lei que inflamou o odio.
 
Horlando P. de Mattos em 30/06/2012 12:47:37
a deposição do ex-presidente Fernando Lugo foi um processo totalmente legal, que teve o apoio da maioria favorável ao impeachment, e vem meia duzia de imbecis fazer passeata, dizer que foi golpe, acho engraçado, por que esses mesmo aí não fazem passeata contra o Hugo Chavez, o Evo Morales...
 
João Assmann e Silva em 30/06/2012 04:23:00
Com certeza essa gente não entende, ou não quer entender, o que de fato aconteceu no Paraguay. Com dois meses de prazo para se defender a única coisa que Lugo faria é aumentar a quantidade de mortos e feridos, pois tve tempo demais para tomar as a~ções que resolveriam o problema. Lá como cá os sem terras não quere terra para trabalhar querem fazer anarquia e viver às custas dos demais.Vadios.
 
Jorge Alberto Ardaya Soliz em 30/06/2012 03:21:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions