ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Suicídio na mídia será tema de workshop para jornalistas e acadêmicos

Objetivo é debater formas adequadas de se noticiar casos em que pessoas tiram a própria vida.

Anahi Gurgel | 07/06/2017 16:33
Especialista no assunto, Capelão Edilson Reis durante palestra em Campo Grande. Ele vai ministrar workshop sobre  suicídio na mídia. (Foto: Arquivo pessoal)
Especialista no assunto, Capelão Edilson Reis durante palestra em Campo Grande. Ele vai ministrar workshop sobre suicídio na mídia. (Foto: Arquivo pessoal)

O suicídio como pauta na mídia e os dilemas de suas abordagens serão tema de um workshop que o Sindijor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul) irá realizar nesta quinta-feira (08) em parceria com o Humap (Hospital Universário Maria Aparecida Pedrossian).

Voltado a profissionais e acadêmicos de jornalismo, o evento “Suicídio na Pauta Jornalistica” terá como palestrante Edilson dos Reis, coordenador do Curso em Prevenção ao Suicídio, oferecido pelo hospital. O workshop vai acontecer às 19h, no Anfiteatro I do Complexo Multiuso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Entre os temas a serem debatidos está a correta forma de se noticiar casos de pessoas que tiraram a própria vida, com respeito às vítimas e familiares. O evento foi motivado pelo aumento dos casos de suicídio e a divulgação indiscriminada de informações, principalmente via internet.

“O assunto exige cada vez mais do jornalista conhecimento para lidar com o tema e exercer com competência a função social, seja de esclarecimento da comunidade, seja de contribuir para o debate sobre a prevenção de doenças que predispõe ao suicídio”, informou o sindicato, por meio de seu site. 

Durante o workshop, tambem será apresentado o trabalho dos jornalistas Patrick Alif Batista e Victor Hugo S.Perei, autores do livro “Espelhos quebrados: dor, sofrimento, vida e morte na linguagem suicida”.

Nos siga no Google Notícias