ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Preso suspeito de 63 furtos invadia lojas para comprar R$ 300 de droga por dia

Aline Queiroz e Paula Maciulevicius | 14/03/2011 17:29

Aos 18 anos, rapaz vai para a Unei e diz que “cadeia é para gente grande”

Rapaz pequeno e magro subiu em dois telhados. (Foto: Simão Nogueira).
Rapaz pequeno e magro subiu em dois telhados. (Foto: Simão Nogueira).

Aos 18 anos, Michael Cavalheiro de Moraes vai para a Unei (Unidade Educacional de Internação) suspeito de praticar 63 furtos. O número de ações do rapaz, que é conhecido como “Ratinho” e foi apelidado por algumas vítimas de “Homem Aranha”, aumenta desde o dia em que foi preso pela Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), 09 de março. Em entrevista ao Campo Grande News , ele disse que é usuário de drogas e gastava cerca de R$ 300 por dia para comprar pasta-base.

Michael conta que furta desde os 13 anos, mesma época em que começou a usar drogas. Esta será a quinta vez que vai a uma Unei. Ele ressalta que nunca praticou assaltos e tem medo de ir para um presídio.

“Só tem gente grande lá e eu de moleque. Unei é uma creche e eu tenho medo de ir para a cadeia”, diz. Embora já tenha feito 18 anos, ele não vai para uma unidade prisional porque praticou todos os furtos enquanto era menor de idade.

No momento da prisão a Polícia Civil acreditava que Michael tinha envolvimento em 40 furtos. No entanto, ele já indicou 15 novos locais onde furtou e a delegada titular da Deaij Maria de Lourdes Cano, recebeu mais oito boletins de ocorrência para investigar se o rapaz também participou das ações. Só hoje ele foi à delegacia para assinar procedimentos referentes a 22 furtos.

O jovem revela que chegou a fazer quatro furtos por noite. Ele analisava as lojas durante o dia e invadia à noite. Em dois casos, o jovem de aproximadamente 1,6 metro de altura e 65 quilos, subia nos telhados para entrar nas lojas, daí o nome "Homem Aranha".

Os alvos eram sempre na área central. Michael preferia comércios que vendiam roupas femininas devido à facilidade de “vender” os produtos em pontos de distribuição de droga. “Roupa troca fácil na boca”, completa.

Michael explica que já passou por várias clínicas de desintoxicação e, o tempo máximo que ficou longe das drogas, foi de nove meses. Ofertas de amigos fizeram com que voltasse a consumir entorpecentes.

Os pais do rapaz trabalham, assim como os irmãos, que ainda estudam. Ele é o único da família que tem envolvimento com o crime.

Michael diz que o primeiro contato que teve com as drogas foi na escola. Ele estudou até o sexto ano e não gosta de frequentar a escola.

O rapaz conta que a mãe o ama e não o abandonou na Unei. Ela faz visitas toda semana.

Já com o pai não tem contato. Michael o conheceu quando tinha 15 anos. À época adolescente, Michael foi morar com o pai mas furtou dois notebooks deles e a relação acabou.

“Agora fiquei viciado em roubar”, sintetiza.

Antecedentes - Ainda enquanto era menor de idade, Michael tinha antecedentes criminais por homicídio e tentativa de homicídio.

Michael praticava as ações com um adolescente de 17 anos, que também foi apreendido na semana passada.

Nos siga no Google Notícias