ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Tribunal de Justiça nega volta da guarda do cão Scooby à Prefeitura

Luciana Brazil | 12/04/2013 12:57
Scooby continua o tratamento contra leishmaniose continua com voluntário do Abrigo dos Bichos. (Foto:Arquivo/Luciano Muta)
Scooby continua o tratamento contra leishmaniose continua com voluntário do Abrigo dos Bichos. (Foto:Arquivo/Luciano Muta)

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ/MS) indeferiu, na quinta-feira, o recurso impetrado pela Prefeitura de Campo Grande, que pedia o retorno do vira-lata Scooby ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

A determinação do TJ manteve a guarda temporária do cão com a Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal- Abrigo dos Bichos. No dia 15 de janeiro, a Justiça determinou que o cão, que estava no CCZ, fosse levado para o Abrigo dos Bichos. Diante da decisão, a Prefeitura impetrou recurso para que o animal fosse devolvido ao órgão e sacrificado. Ontem, o TJ indeferiu o recurso.

Scooby ficou conhecido depois de ser amarrado em uma moto e arrastado do bairro Aero Rancho até o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pelo dono, em 2012. O animal tem leishmaniose e foi pivô da polêmica envolvendo o tratamento à doença. A orientação do Ministério da Saúde é a eutanásia, mas o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) determinou que o animal fosse preservado, depois de uma campanha nas redes sociais.

Segundo a presidente do Abrigo dos Bichos, Maíra Kaviski Peixoto, a decisão de ontem não é definitiva, mas representa mais uma batalha vencida. “O que foi julgado foi apenas um recurso. O processo continua correndo”.

Ela lembra que o cão está sadio e continua fazendo o tratamento contra a doença. “Ele está em tratamento e está ótimo”.

Scooby está na casa da ex-presidente do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Sibele Cação, voluntária do Abrigo dos Bichos, que teve o mandato frente à instituição cassado por defender o tratamento do cão, ao invés da eutanásia.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também