ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Tribunal suspende processo sobre exploração sexual de menores

Paulo Yafusso | 06/04/2016 15:05
Fabiano Otero forneceu informações da rede de exploração sexual de menores e adolescentes, que levou à condenação políticos da Capital (Foto: Arquivo)
Fabiano Otero forneceu informações da rede de exploração sexual de menores e adolescentes, que levou à condenação políticos da Capital (Foto: Arquivo)

O vice-presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Paschoal Carmello Leandro, suspendeu o processo originado a partir de investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) sobre uma rede de exploração de menores e adolescentes em Campo Grande. A decisão é por conta do habeas corpus impetrado pelo empresário José Carlos Lopes, um dos réus. Como o TJ indeferiu o pedido, o advogado dele, José Belga Trad, ingressou com recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça), pedido de anulação do processo.

O advogado explicou que, nos casos em que há a apresentação de recurso ao STJ, a justiça estadual tem que suspender o processo até que haja decisão do órgão superior de Brasília, e cabe ao vice-presidente do Tribunal determinar que a ação fique parado nesse período. Com isso, a audiência de testemunhas e réus que estava marcada para hoje a tarde, foi suspensa.

O processo corre em segredo de justiça por envolver menores, por isso o advogado José Belga Trad forneceu poucas informações. Disse apenas que argumentou que não ficou comprovado que o empresário manteve relações sexuais com menor de 14 anos, por isso entrou com recurso.

“No depoimento prestado ao Ministério Público a menor disse que não houve contato físico. Ora, não há como correr estupro de vulnerável sem o contato físico”, afirmou. No depoimento a menor teria dito apenas que foi a um motel com o empresário e chegando lá ficou sem as roupas.

Desdobramento – Esse processo é o desdobramento de um outro caso que começou a ser investigado pela Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) a partir do registro de ocorrência de desaparecimento de uma adolescente de Coxim. No meio da investigação a polícia foi procurada pelo ex-vereador Alceu Bueno, que denunciou estar sendo extorquido depois de se envolver sexualmente com adolescentes que faziam programas.

A tentativa de extorsão foi confirmada e a partir da prisão dos acusados, o ex-vereador Robson Martins e o empresário Luciano Pageu, as investigações seguiram para a descoberta de uma rede de exploração sexual de menores e adolescentes, idealizada por Fabiano Otero.
O caso foi assumido pelo Gaeco e ganhou repercussão nacional, por causa do envolvimento de políticos com a rede de exploração sexual.

Ao final desse processo, Fabiano Otero, que aderiu à delação premiada, teve a pena reduzida de 23 anos e 10 meses para 11 anos e 11 meses e é considerado foragido, já que a Justiça não o encontrou. Luciano Pageu, que está preso desde a época da investigação, no ano passado, foi condenado a 21 anos, 7 meses e 20 dias. Ambos em regime fechado.

Robson Martins foi condenado por extorsão, com pena de 9 anos e 4 meses. O ex-deputado esstadual Sérgio Assis recebeu pena de 6 anos a ser cumprido no regime semi-aberto, e o ex-vereador Alceu Bueno condenado a 8 anos e 8 meses em regime fechado.

Os três entraram com recurso e aguardam em liberdade. Depois que o caso estourou, Alceu Bueno renunciou ao mandato de vereador na Capital. O Gaeco prossegue com a investigação, para verificar o envolvimento de outras pessoas na rede de exploração sexual no Estado.

Nos siga no Google Notícias