ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Um ano após prisão, golpista que enganou mais de 60 mil é solto

Celso Eder Gonzaga de Araújo e Anderson Flores de Araújo foram presos em novembro do ano passado na operação "Ouro de Ofir"

Guilherme Henri e Marta Ferreira | 17/11/2018 09:38
Celso Éder Gonzaga de Araújo, 25 anos (Foto: Revista Al.so)
Celso Éder Gonzaga de Araújo, 25 anos (Foto: Revista Al.so)

O Supremo Tribunal Federal mandou soltar Celso Eder Gonzaga de Araújo e Anderson Flores de Araújo, investigados na Operação Ouro de Ofir, por aplicarem golpes em mais de 25 mil vítimas em todo o Brasil “vendendo ilusão”. Eles estavam presos há quase 1 ano em Campo Grande.

A decisão é de ontem (16) do ministro Ricardo Lewandowski. Na certidão, o ministro concede “ordem de ofício, para suspender a prisão preventiva decretada, se por outro motivo não estiverem presos, com a aplicação de medidas cautelares".

Além disso, o documento informa que “o assunto tratado no mencionado processo, excede prazo para instrução".

O Campo Grande News entrou em contato com o advogado dos investigados para mais detalhes, porém foi informado que o processo tramita em segredo de Justiça. O defensor limitou-se a dizer que não tem certeza que a decisão chegou ao plantão, porém está empenhado em liberar os clientes ainda neste sábado (17).

Golpe da Ilusão - No decorrer de quase um ano, os investigados tiveram pelo menos quatro habeas corpus negados entre a Justiça de Mato Grosso do Sul e a federal.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 21 de novembro de 2017, com as prisões de Sidinei, Celso Eder Gonzaga de Araújo e Anderson Flores de Araújo. Os dois últimos eram responsáveis pela operação Au Metal.

Nesta etapa, a polícia apontou 25 mil vítimas. Com o prosseguimento das investigações, a PF calculou que são 60 mil vítimas em golpes similares ao da SAP e Au Metal.

Em 18 de abril deste ano, a segunda fase da Ouro de Ofir prendeu, em Brasília, Sandro Aurélio Fonseca Machado. De acordo com a investigação, ele se apresentava como sobrinho do ex-presidente José Sarney e emitiu cheques sem fundos com valor de R$ 2 bilhões.

A Ouro de Ofir investiga organização criminosa que vende ilusão: a existência de uma suposta mina de ouro cujos valores, repatriados para o Brasil, são cedidos, vendidos ou até mesmo doados mediante pagamento.

Para repatriação, 40% de uma altíssima soma de dinheiro ficaria com o governo federal, 40% doado como ajuda humanitária e 20% para a família de Celso Eder Gonzaga de Araújo, que também está preso. Em geral, o investimento inicial era de mil reais para um resgate financeiro futuro de R$ 1 milhão.

Celso Ede (de camisa) foi preso em 21 de novembro pela Polícia Federal. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Celso Ede (de camisa) foi preso em 21 de novembro pela Polícia Federal. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Nos siga no Google Notícias