ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Única pediatra escalada falta e postos passam a tarde sem especialista

Amanda Bogo | 24/03/2017 16:29
Nayara aguardava atendimento para os filhos (Foto: Amanda Bogo)
Nayara aguardava atendimento para os filhos (Foto: Amanda Bogo)

Campo Grande ficou sem atendimento pediátrico, uma das especialidades com maior demanda, na tarde desta sexta-feira (24). Na escala publicada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), um médico deveria fazer o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino, mas alegando estar doente o profissional não foi trabalhar.

Sem ter noção de tamanha deficiência no setor, muita gente procurou atendimento nesta tarde. Somente às 19h começa a outra parte da escala, com previsão de 34 profissionais fazendo o atendimento.

A dona de casa Nayara Helena da Silva Salu, 23 anos, saiu do Jardim Samambaia e enfrentou duas horas de ônibus para chegar a unidade de saúde em busca de atendimento para os filhos de 1, 3 e 6 anos, que estão gripados e com muita tosse.

“Não tenho condições de ficar com ele assim e voltar para casa, vou aguardar o início da próxima escala. É terrível, nós pagamos impostos para nada. A prefeitura deveria dar prioridade para a saúde, porque não é a primeira vez que isso acontece. Para eles, virou rotina”, desabafou.

Essa também não é a primeira vez que a dona de casa Vânia de Souza Costa, 30, vai até a UPA e não consegue atendimento para a filha de 08 anos que está com dor de ouvido. “Andei uma hora a pé para chegar até aqui. É muito difícil essa situação, é um descaso. Deveria ser tomada uma providência o mais rápido possível”, afirmou.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que a profissional teve problemas de saúde e comunicou a secretaria com antecedência sobre a situação. Um outro servidor está sendo procurado para ser remanejado até o local e fazer os atendimentos.

A gerência da unidade informou que a pediatra está de licença médica, apresentada na segunda-feira (20) e com validade até hoje. O aviso de que não haveria atendimento no período da tarde foi repassado para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) às 10 horas.

Há dois dias, a prefeitura anunciou que passaria a divulgar o nome dos médicos de plantão nas unidades de saúde da cidade, porém o da pediatra não consta na lista de hoje. A Sesau explicou que a relação é atualizada constantemente, por isso logo que foi apresentado o atestado, a médica teve seu nome retirado.

Na noite desta sexta-feira, 34 pediatras estarão atendendo em seis UPAs e quatro CRS (Centro Regional de Saúde), sendo que deste total, seis trabalharão na UPA Coronel Antonino.

Escala de médicos nas unidades de saúde de Campo Grande nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/ PMCG)
Escala de médicos nas unidades de saúde de Campo Grande nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/ PMCG)
Nos siga no Google Notícias