ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Universidade Federal abre processo seletivo com 3,4 mil vagas em 76 cursos

As inscrições devem ser realizadas na página de Inscrição da UFMS até o dia 4 de março

Por Viviane Oliveira | 24/02/2024 14:49
Capivara, o mascote da universidade, durante o vestibular ocorrido no ano passado (Foto: Marcos Maluf)
Capivara, o mascote da universidade, durante o vestibular ocorrido no ano passado (Foto: Marcos Maluf)

Estão abertas as inscrições para o programa Quero ser UFMS 2024, processo seletivo que oferece mais de 3,4 mil vagas para candidatos que participaram do Vestibular UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em anos anteriores. As oportunidades estão distribuídas entre 76 cursos presenciais e a distância, na Cidade Universitária e em todos os câmpus.

Para participar, os interessados precisam ter realizado o Enem entre os anos de 2017 e 2023, o Vestibular UFMS entre 2020 e 2024, o Vestibular Digital em 2023 ou 2024, ou, ainda, a 3ª etapa do Passe nos triênios 2019-2021, 2020-2022 e 2021-2023.

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo, explica que o programa Quero ser UFMS foi criado em 2021, e que, desde então, 3.358 estudantes ingressaram na Universidade de forma gratuita. Conforme o diretor, o programa apresenta vagas ociosas, ou seja, que não foram utilizadas pelos outros processos seletivos regulares.

Caso os candidatos optem por aproveitar as notas do Enem, podem ter acesso ao boletim na página do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para aqueles que realizaram mais de uma edição da prova, é possível selecionar qual resultado pretendem submeter. O mesmo vale para quem escolher o Vestibular ou o Passe, sendo que os resultados estão disponíveis na página de Ingresso.

Quero ser UFMS - As inscrições devem ser realizadas na página de Inscrição da UFMS até o dia 4 de março. Após o cadastro pessoal, os interessados serão direcionados à Área do Candidato, onde registram a cidade, a unidade e o curso que pretendem concorrer.

Depois, é preciso optar pela ampla concorrência ou pelas vagas reservadas, preencher os dados, digitar o número de inscrição do processo seletivo que será aproveitado (Enem, Vestibular UFMS, Vestibular Digital ou Passe) com o respectivo ano.

A divulgação do resultado preliminar do Quero ser UFMS está prevista para o dia 6 de março, e a convocação da 1ª chamada está prevista para o dia 12 do mesmo mês.

Nos siga no Google Notícias