ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Universidade ficará responsável pelo Horto Florestal, que está em recuperação

Viviane Oliveira | 27/12/2011 13:10

A Fundac informou que a UCDB vai cuidar da limpeza e manutenção do local

Em torno de 12 funcionários da prefeitura trabalham desde a última segunda-feira (27), no processo de recapeamento dos 700 metros de pista de caminhada. (Fotos: Simão Nogueira)
Em torno de 12 funcionários da prefeitura trabalham desde a última segunda-feira (27), no processo de recapeamento dos 700 metros de pista de caminhada. (Fotos: Simão Nogueira)

A ação de recuperação do Horto Florestal, em Campo Grande começou na semana passada com a limpeza e a jardinagem do parque. Em torno de 12 funcionários da prefeitura trabalham desde a última segunda-feira (27), no processo de recapeamento dos 700 metros da pista de caminhada.

Segundo o encarregado de obras da prefeitura, Antônio Teodoro Ferreira, 57 anos, já foi recapeado cerca de 300 metros de pista. Conforme ele, a previsão é que a obra termine no final da tarde da próxima quinta-feira.

Para a professora Joslaine Garcia, 39 anos, estava mais que na hora da pista de caminhada passar por uma reforma. “O lugar estava feio e perigoso, quando chovia além dos buracos a pista ficava muito escorregadia”, afirma Joslaine que frequenta o lugar de terça a sexta-feira e passa pelo menos 1h30 caminhando.

Conforme ela, o horto merece uma atenção especial por ser um dos melhores lugares para caminhar. “Depois que colocaram os parelhos de ginástica ficou melhor ainda. Após a caminhada a gente aproveita para fazer alguns exercícios”.

A professora Albertina Gonçalves, 61 anos, disse que ficou feliz quando viu o parque limpo e a pista reformada. “O horto é o cartão de visita da nossa Capital. Aqui é um lugar gostoso e tem muita sombra.

De acordo com Albertina outra vantagem do Horto Florestal é caminhar ouvindo o som dos pássaros e admirando a natureza, finaliza.

Conforme Albertina caminhar ouvindo o som dos pássaros e admirando a natureza é um privilégio de poucos.
Conforme Albertina caminhar ouvindo o som dos pássaros e admirando a natureza é um privilégio de poucos.

Parceiro - Em fevereiro desse ano acabou o convênio com o Sesc para manutenção do parque. O presidente da Fundac (Fundação de Cultura), Roberto Figueiredo, informou que a prefeitura vai assinar na primeira semana de janeiro de 2012 convênio com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) para fazer limpeza e manutenção do local.

“A UCDB tem parceria com a Fundação de Cultura para a manutenção, inclusive com alguns cursos, por exemplo, de biologia que vai fazer a identificação de todas as plantas no parque, e o curso de medicina veterinária e zootecnia que irão estudar os animais existentes no local”, afirma que a universidade também ficará responsável pela manutenção do orquidário.

História - O Parque Florestal Antônio de Albuquerque foi criado em 1923, no espaço que ocupou, no início do século passado, um frigorífico e curtume de couro.

Está localizado em uma área emblemática da cidade, a confluência entre os córregos Segredo e Prosa, que dá origem ao rio Anhanduí.

Recentemente, foi pivô de polêmica, após a prefeitura cogitar transferir para o local os trailers de lanche da avenida Afonso Pena. A ideia foi abandonada, mas, enquanto ainda vigorou, a pista de bicicross existente no local foi destruída e agora o aspecto é de abandono.

É com esse aspecto mal cuidado que o Horto Florestal entrou em processo de tombamento como patrimônio da cidade.

Nos siga no Google Notícias