ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Vacinas voltam para estoque e doses substitutas garantem imunização

“Não está faltando mais nenhuma, estamos recebendo lotes reduzidos, mas não está tendo falta”, garante o secretário

Anahi Zurutuza e Ronie Cruz | 05/08/2019 10:15
Secretário de Saúde, José Mauro Pinto, em entrevista nesta manhã (Foto: Ronie Cruz)
Secretário de Saúde, José Mauro Pinto, em entrevista nesta manhã (Foto: Ronie Cruz)

O estoque das salas de vacina nos postos de saúde de Campo Grande foi regularizado, segundo o secretário de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho. As únicas doses que ainda estão em falta são a da tretraviral (que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), mas de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a tríplice combinada com a vacina contra a catapora está sendo aplicadas para garantir a imunização de crianças no tempo certo.

Na semana passada, não só a tetraviral havia sumidos dos postos de saúde de Mato Grosso do Sul. A distribuição de vacinas BCG, pentavalente, DTP, DTPa e meningo C (Meningocócica) também estava prejudicada, conforme reportagem publicada pelo Campo Grande News.

“Não está faltando mais nenhuma, estamos recebendo lotes reduzidos, mas não está tendo falta”, garantiu o secretário.

A Sesau informou que os estoques estavam em baixa do País todos e havia ainda entrave com a liberação do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde). “Desta forma, o município deve aguardar o envio destas vacinas pelo Ministério da Saúde ao Estado”. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou.

Tuberculose – Para esta semana, a secretaria atualizou o cronograma de distribuição de doses da BCG, contra a tuberculose, em Campo Grande. A partir desta segunda-feira (5), a vacina estará disponível em 7 unidades de saúde, em dias alternados, além os hospitais onde são realizados partos.

O imunobiológico imuniza crianças contra o bacilo da tuberculose logo ao nascer e a meta é vacinar 100% dos recém-nascidos. Ainda assim, afirma, a medida tem objetivo de atender crianças que não tenho recebido a dose no local de nascimento.

Às segundas, as doses podem ser encontradas na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Nova Bahia e UBS (Unidade Básica de Saúde) Caiçara. Nas terças, a UBSF Iracy Coelho e a UBS Lar do Trabalhador ofertam a vacina. Na quarta, a BCG pode ser encontrada na UBS 26 de agosto, na quinta na UBSF Tiradentes e na sexta-feira na UBS Coronel Antonino.

Veja como deve ser o calendário infantil de vacinação:

Vacinas voltam para estoque e doses substitutas garantem imunização
Nos siga no Google Notícias