ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Vídeo mostra, enfim, a transferência dos peixes para o Aquário do Pantanal

Vídeo que "vazou" nesta sexta-feira (28) mostra até peixe albino nadando nos tanques do Aquário do Pantanal

Adriano Fernandes | 28/01/2022 22:33


Agora vai! Com o mês de março se aproximando, a transferência dos peixes da "quarentena" para os tanques para o Aquário do Pantanal parece estar a todo vapor. Vídeo que "vazou" nesta sexta-feira (28) e foi compartilhado pela página Passeando em Campo Grande, mostra as espécies, enfim, sendo colocadas em sua morada definitiva.

No flagrante, aparecem pintado e até peixes "albinos" sendo soltos nos tanques pelos técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Também é possível ver os funcionários cuidando da jardinagem e as cascatas da decoração de um dos tanques, que reproduz o habitat natural dos animais.

A reportagem apurou que os vídeos foram feitos recentemente, mas transferência dos primeiros peixes para o Aquário do Pantanal começou ainda em março do ano passado. Desde então, o processo de adaptação das espécies vem sendo acompanhado pelo órgão ambiental.

A reportagem questionou o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), sobre quando o vídeo foi feito e quantos peixes já estão morando no aquário e aguarda retorno.

Quarentena - O Aquário do Pantanal estava previsto para ser inaugurado há oito anos, mas uma infinidade de denúncias sobre o mau uso de recursos públicos na concepção do projeto se transformou em uma "bola de neve" de irregularidades, que atrasaram a conclusão da obra ao longo dos anos.

Enquanto isso, as 189 espécies de peixes que viveriam no local são mantidas em estrutura montada pelo governo do Estado, que é equipada com filtros, tanques, bombas de calor, luminárias, dentre outros equipamentos que garantem a sobrevivência dos animais.

A quarentena do Aquário do Pantanal é, atualmente, o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo, com 150 tanques ativos que abrigam 135 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central.

Conforme o governo do Estado, a expectativa é de que o Aquário do Pantanal seja inaugurado em março, pouco mais de dez anos depois do início das obras. Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.

Nos siga no Google Notícias