ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Com carros devolvidos da Bolívia agora na Capital, procura começa

Nadyenka Castro e Luciana Brazil | 02/03/2013 11:20
Cegonha com veículos estaciona na Defurv. (Foto: Luciano Muta)
Cegonha com veículos estaciona na Defurv. (Foto: Luciano Muta)
Delegada Maria de Lourdes, da Defurv. (Foto: Luciano Muta)
Delegada Maria de Lourdes, da Defurv. (Foto: Luciano Muta)

Dez carros devolvidos pela Bolívia ao Brasil chegaram em Campo Grande nessa sexta-feira e a procura por eles já começou.

De acordo com a delegada da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos), Maria de Lourdes Souza Cano, essa é a primeira remessa de um total de 493 motos e carros brasileiros que estavam irregulares no País vizinho. Ainda não há prazo para a devolução dos demais.

Muita gente já começou a procurar a delegacia para tentar recuperar o veículo levado por ladrões. A delegada informa que os proprietários dos veículos serão identificados até o início da próxima semana e serão chamados para pegá-los de volta.

Preliminarmente, foi apurado que entre 30% e 35% dos automóveis eram segurados, e os proprietários já foram reembolsados. Nesses casos, os veículos, ao invés de devolvidos aos donos, serão encaminhados as seguradoras.

O trabalho de devolução foi realizado em uma cooperação internacional, que além da polícia, contou com o apoio da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização), que cedeu as carretas para o transporte das apreensões.

Enre carros, camionetes e motocicletas, a delegada acredita que mais de 200 deles sejam do Mato Grosso do Sul, enquanto outros sejam de outros estados, como São Paulo, Goiás e Rondônia.

Para identificar a origem deles, como a maioria das placas foram adulteradas, será feita perícia, verificando a numeração de chassi, motor e câmbio. Caso também tenha havido adulteração dessas numerações, terá que ser feita uma investigação mais ampla.

Os veículos estão sendo devolvidos ao Brasil porque os responsáveis não fizeram a legalização, conforme determinou o governo boliviano em 2001. No dia 8 de junho daquele ano, no processo denominado de Saneamento Legal dos Veículos sem Documentos, ficou definido que automóveis e motocicletas tinha que ser regularizados até 7 de novembro do mesmo ano.

Nos siga no Google Notícias