A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

21/05/2017 15:08

Crianças com até nove anos são 45% das vítimas de intoxicação no MS

Maior parte das notificações envolve a ingestão de medicamentos por acidente ou descuido.

Anahi Gurgel
Crianças com até 09 anos são maioria dos casos de intoxicação por medicamentos registrados pelo Civitox. (Foto: Divulgação)Crianças com até 09 anos são maioria dos casos de intoxicação por medicamentos registrados pelo Civitox. (Foto: Divulgação)

As crianças foram as principais vítimas dos casos de intoxicação notificações em Mato Grosso do Sul entre os anos de 2014 a 2016. Nesse período, 45% dos registros de envenamento provocado por acidente ou por desatenção aconteceram em pessoas com faixa etária menor ou igual a 09 anos.

Segundo levantamento do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) divulgado neste domingo (21), 40% das ocorrências são de intoxicação por medicamentos, sendo a maior parte provocada por acidente individual ou descuido.

De acordo com o relatório de orientações de prevenção e notificação das intoxicações medicamentosas, em crianças de 10 a 14 anos, o índice foi de 5%, e em adolescentes de 15 a 19 anos, 8%. Já na faixa dos 20 aos 39 anos, o número sobe para 24%, sendo de 13% em pessoas com idade entre 40 a 59 anos. Os casos de intoxicação em pessoas com mais de 60 anos, chegou a 5%.

Além das situações em que as pessoas fazem uso de substâncias químicas de forma inadequada, por acidente, o índice de intoxicações por tentativa de suicídio registraram índice de 40% no mesmo período. A maioria das notificações, 61%, foi registrada em mulheres, sendo 82% em zona urbana.

Orientação – Os trabalhos de orientação sobre uso correto de medicamentos para evitar envenenamento têm sido intensificados pelo Civitox em todo o estado.

São repassadas recomendações sobre a importância de seguir a prescrição médica e a bula dos remédios, bem como cuidados em seu acondicionamento, para que não fiquem expostos e ao alcance de crianças e animais.

Também recebem orientalções os profissionais de saúde, para que as receitas médicas sejam elaborados com letra legível e sempre considerando o perfil socioeconômico do paciente.

Uma equipe do Civitox está disponível em plantão 24 horas para repassar informações sobre os riscos e os efeitos das substâncias químicas e atender casos de acidentes com animais peçonhentos. Os telefones são 0800 722 6001 ou (67) 3386-8655.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions