ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Degradação atinge 18% das áreas protegidas em MS e outros 4 estados

Fabiano Arruda | 02/05/2011 09:38

Estudo sobre a adequação das propriedades rurais brasileiras à legislação ambiental mostra 18% de degradação da vegetação nativa nas APPS (Áreas de Proteção Permanente) às margens de rios e encostas em áreas localizadas em Mato Grosso do Sul e nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Pará.

O estudo foi feito pela ONG (Organização Não Governamental) ambientalista TNC (The Nature Conservancy) com base em amostra de 4.207 propriedades localizadas nos cinco estados. Segundo informações de reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, juntas, essas propriedades somam pouco mais de 3 milhões de hectares.

A preservação da vegetação nativa é considerada essencial para o equilíbrio da oferta de água e a sustentabilidade do agronegócio e figura como um dos pontos de maior conflito na negociação da reforma do Código Florestal.

Na prática, o levantamento mostra que o cumprimento do atual Código Florestal é inviável ao exigir que os proprietários rurais das áreas pesquisadas mantenham em média 54% dos imóveis rurais com a vegetação nativa.

O empecilho poderá ser resolvido com a proposta de descontar as APPs no porcentual de vegetação nativa preservada em cada propriedade.

"É para resolver esse tipo de problema que investimos num acordo", disse o relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ainda conforme o jornal.

Nos siga no Google Notícias