ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Deputado propõe ensino de capoeira nas escolas do Estado

Lidiane Kober | 16/07/2015 18:06
Para João Grande, é preciso enriquecer a educação básica com os conteúdos populares (Foto: Divulgação/assessoria/ALMS)
Para João Grande, é preciso enriquecer a educação básica com os conteúdos populares (Foto: Divulgação/assessoria/ALMS)

O deputado estadual João Grandão (PT) apresentou, nesta quinta-feira (16), proposta para as escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul dar aulas de capoeira. O objetivo principal é a valorização e o fortalecimento da atividade em Mato Grosso do Sul.

O projeto reconhece o caráter educacional e formativo da capoeira, de modo que as unidades educacionais da educação básica (públicas e privadas) poderão celebrar parcerias com associações ou outras entidades que representem mestres e demais profissionais.

“É preciso enriquecer a educação básica com os conteúdos populares. O profissional de capoeira será acompanhado pela Coordenação Pedagógica da escola, que se responsabilizará pela adequação da disciplina nos conteúdos curriculares”, disse o deputado.

Ainda de acordo com a proposta, para ministrar as aulas não será exigida filiação a conselhos profissionais, federações ou confederações esportivas. “Será necessário apenas o vínculo com a entidade a qual seja celebrada a parceria e o Poder Executivo Estadual tem 90 dias contados da publicação da lei para regulamentar as disposições da mesma”, acrescentou João Grandão.

Histórico de luta – As atividades de capoeira no Brasil têm longa história de resistência. A origem vem do período da escravidão, quando houve o acirramento da luta dos escravos pela liberdade. A capoeiragem chegou a ser proibida pelo Código Penal de 1890 e sistematicamente criminalizada.

A atividade, no entanto, foi superando as proibições, as perseguições e as repressões institucionais até que, em 2008, o Ministério da Cultura, por meio da iniciativa do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Nos siga no Google Notícias